Culinária

Educação Infantil

Sentidos e sensações - 2

Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.

Criando ambiente para autonomia

1 x caixa de sapato ou bandeja

12 x pequenos potes

1 x colher de chá

1 x venda para os olhos

1 x pano

1 x copo

1 garrafa de água

*Essências diversas ou ervas aromáticas indicadas, como (casca seca de laranja, hortelã, anis estrelado, vinagre, alecrim, perfume etc.).

Envolvendo

Mostre às crianças imagens de ervas aromáticas e explore o que elas já sabem sobre o tema. 
Questione qual cheiro elas gostam mais, que memórias elas têm, por exemplo: cheiro de bolo da casa da vovó ou da comida favorita que a mamãe prepara, enfim, explore todas as possibilidades envolvendo os cheiros.

Bússolas

Bolo de especiarias

150g de manteiga
100g de açúcar mascavo
100g de mel
175g de farinha de trigo
100g de leite
3 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento químico para bolo
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada

Como fazer:
Preaqueça o forno a 180°.
Coloque em uma panela a manteiga, o açúcar e o mel, misture e leve ao fogo baixo, sempre mexendo.
Não deixe ferver, é só desmanchar os ingredientes.
Deixe esfriar por 5 minutos.
Peneire a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, a canela e a noz moscada. Reserve.
Misture o leite à mistura que foi ao fogo.
Acrescente os ovos, um a um, e misture.
Por último, misture os ingredientes secos.
Coloque em forma de bolo inglês de 27cm x 12cm e 7cm de altura, untada e polvilhada, e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que passe no teste do palito.
Depois de frio, desenforme e cubra com a seguinte cobertura:
100g de açúcar de confeiteiro peneirado
1 a 2 colheres de leite
1 colher de mel
Misture tudo e cubra o bolo.
Se quiser, polvilhe canela.

Matemática: Observe com as crianças, de maneira lúdica e visual, as medidas presentes na receita e os números, destacando-os num cartaz à parte onde poderá ser escrita a receita.

Português: No cartaz onde está colocada a receita, destaque com as crianças que ali existem vogais e números, circulando as vogais com uma cor diferente, para que possam observar melhor o contorno de cada vogal.

Artes: Os sentidos: 
Assista com os pequenos e cantem juntos: 
Os Cinco Sentidos 👀 👅 👋 👂👃 | Música Infantil | Um Herói do Coração ❤️.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

12 potes de tempero, com a seguinte distribuição:

02

2 potes com casca seca de laranja

03

2 potes com hortelã

04

2 potes com anis estrelado

05

2 potes com vinagre

06

2 potes com alecrim

07

2 potes com perfume

08

Após colocar nos potes as essências ou itens selecionados, faça um revestimento neles para deixar todos iguais, e de maneira a ocultar o que está dentro. 

09

De olhos vendados, a criança irá tentar identificar os cheiros e montar os pares. 

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em Times

Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.

Concluindo sem concluir

Com as receitas vindas de casa e as realizadas nos experimentos 2 e 3, você poderá organizar um livro de receitas da turma utilizando uma ferramenta online para compartilhar com todas as famílias.

Que tal?

Uma ótima ferramenta para montar o caderno de receitas pode ser o Canva.

Experiências gustativas

Culinária do corpo humano

Uma cor puxa a outra

Sentidos e sensações – 1

Aromas e delícias

Os sentidos e as sensações