Bagunça de artista

Educação Infantil

Desenho mágico

 Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Criando ambiente para autonomia

Caneta de escrever em quadro branco (quantas cores você quiser)

Um prato ou superfície de vidro, porcelana ou refratário

Água

Canudo para criar desafios

Envolvendo

Crie uma atmosfera de mistério antes de realizar o experimento. Explore sons e luzes. Conte uma história às crianças sobre mágica e questione sobre suas sensações.

Bússolas

A mágica do desenho que flutua tem uma explicação científica. Os marcadores apagáveis secos usam tintas com um adesivo especial, o que facilita na hora de fazer anotações e desenhos que talvez sejam apagados depois. A tinta dos marcadores é insolúvel, o que significa que ela não se mistura com a água. Outro ponto importante para a mágica acontecer está na densidade da tinta, que é menor que da água.

Para explorar mais

Português e artes:

A sugestão aqui é criar a caixa das canções.

Selecione, para fazer esse material:
CDs usados
Imagens das canções ou figuras em EVA

Coloque na caixa, deixando uma pequena abertura para a criança colocar a mão e retirar um CD.
Em seguida, incentive os pequenos a descobrirem qual é a canção.
Cantem juntos!

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

Desenhe algo no prato ou vidro com a caneta de quadro branco.

02

Coloque um pouquinho de água, com cuidado.

03

A tinta vai “descolar” do prato e flutuar na água, possibilitando várias brincadeiras.

04

Com o canudo, vá soprando bem devagar para que a mágica aconteça.

05

Explore a produção coletiva de uma observação de experimento. E incentive que as crianças produzam suas próprias formas.

Metodologia Ativa sugerida | Cultura Maker

Com a Cultura Maker, o aluno “aprende fazendo”. As atividades propõem práticas experienciais que permitem que o estudante mobilize conhecimentos prévios e adquiridos em suas pesquisas para criar e construir algo.

Concluindo sem concluir

Você pode preparar o ambiente para as experiências futuras. Organize um lugar especial onde possa ser realizado o próximo experimento, que poderá permanecer por um longo tempo em sua sala.

Um vidro, muitas cores

Muitas formas e relevos

Será que mancha

As borboletas

Um cor puxa a outra

Lanterna de luz negra