Crie uma atmosfera de mistério antes de realizar o experimento. Explore sons e luzes. Conte uma história às crianças sobre mágica e questione sobre suas sensações.
A mágica do desenho que flutua tem uma explicação científica. Os marcadores apagáveis secos usam tintas com um adesivo especial, o que facilita na hora de fazer anotações e desenhos que talvez sejam apagados depois. A tinta dos marcadores é insolúvel, o que significa que ela não se mistura com a água. Outro ponto importante para a mágica acontecer está na densidade da tinta, que é menor que da água.
Português e artes:
A sugestão aqui é criar a caixa das canções.
Selecione, para fazer esse material:
CDs usados
Imagens das canções ou figuras em EVA
Coloque na caixa, deixando uma pequena abertura para a criança colocar a mão e retirar um CD.
Em seguida, incentive os pequenos a descobrirem qual é a canção.
Cantem juntos!
Vamos ao passo a passo?
Desenhe algo no prato ou vidro com a caneta de quadro branco.
Coloque um pouquinho de água, com cuidado.
A tinta vai “descolar” do prato e flutuar na água, possibilitando várias brincadeiras.
Com o canudo, vá soprando bem devagar para que a mágica aconteça.
Explore a produção coletiva de uma observação de experimento. E incentive que as crianças produzam suas próprias formas.
Com a Cultura Maker, o aluno “aprende fazendo”. As atividades propõem práticas experienciais que permitem que o estudante mobilize conhecimentos prévios e adquiridos em suas pesquisas para criar e construir algo.
Você pode preparar o ambiente para as experiências futuras. Organize um lugar especial onde possa ser realizado o próximo experimento, que poderá permanecer por um longo tempo em sua sala.