Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Neste experimento, o importante é estimular as crianças a criarem com elementos da natureza, questionando e explorando a beleza encontrada nos detalhes mágicos e simples que compõem o cenário das nossas vidas e do mundo que nos cerca.
A ideia deste experimento é trabalhar de maneira lúdica e criativa o esquema corporal. Os pequenos podem produzir um boneco utilizando os materiais disponíveis, com a sua ajuda nas amarrações. Você também deve sugerir oralmente o que cada material é na natureza. É também uma ótima oportunidade de trabalhar as partes do corpo, explorando os detalhes.
Português:
Proponha a leitura do livro: “A varinha de imaginar”, de Marco Antônio Ponce. É uma história encantadora para brincar com os pequenos sobre as rimas.
Disponível em: Livro Varinha de imaginar – marco antonio ponce – Baixar pdf de Doceru.com.
Você também pode assistir à história em: História: Varinha de imaginar 💭.
Artes:
Um pequeno arbusto pode ser um ótimo material para um pincel natural. Junte alguns ramos e prenda-os em um graveto com o auxílio de um atilho. Usando tinta guache e uma folha de papel, a criança pode pintar à vontade com seu “pincel vivo”.
Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
O objetivo aqui não é seguir uma sequência, mas criar livremente, pois o fundamental é o estímulo visual do todo, de todas as belezas naturais que estão ao nosso alcance, e que muitas vezes passam distantes do nosso sentido da visão se não damos a devida atenção.
Aproveite para encantar os pequenos com a simplicidade da natureza, crie cestos com todo tipo de material que seus pequenos cientistas trouxerem para a sala e explorem juntos todas as possibilidades de criação autoral.
Incentive o protagonismo de seus educandos.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Que tal montar uma exposição das artes realizadas e convidar as famílias e outras turmas para visitar?