A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.
Hora de todos cantarem juntos!
Acesse para buscar a melodia, imagem e letra:
Brilha Brilha Estrelinha Letras ♫
Twinkle Twinkle Little Star in Portuguese ♫.
Nesse experimento, os palitos se abrem sozinhos no formato de uma estrela. Esse fenômeno é explicado pelo conceito da capilaridade. O palito de madeira contém micro compartimentos vazios, as moléculas de água são atraídas pelas paredes dos micro compartimentos. Devido à interação química, essas moléculas, que foram atraídas pelas paredes, atraem outras moléculas de água para perto delas, pois estão interligadas por ligações de hidrogênio. A água vai se difundindo para dentro desses micro compartimentos, preenchendo o vazio e fazendo com que suas paredes se dilatem, e a parte quebrada aumenta de tamanho, formando a estrela.
Onde mais você pode incentivar a criança a visualizar esse conceito de capilaridade?
Na absorção da água pelo guardanapo de papel.
Nas gotas da chuva que molham o para-brisa do carro.
Ou quando regamos uma planta.
Ciências: Aproveite para apresentar aos pequenos as partes de uma planta e por que é preciso cuidar da quantidade de água para a saúde da plantinha.
Artes: Ilustrar a canção apresentada no Envolvendo: “Brilha, brilha estrelinha”.
Português: Explorar a vogal da canção ou, dependendo do nível de desenvolvimento dos educandos, explorar outras possibilidades, como o som das consoantes da letra da música. E você pode também criar uma caixa com areia para a criança reproduzir a vogal ou para esconder pequenos objetos relacionados com a canção e com o experimento.
Vamos ao passo a passo? Você pode conferir o vídeo do experimento clicando aqui.
Quebre os palitos ao meio.
Monte a estrela sobre uma superfície plana utilizando os palitos.
Pegue uma pequena quantidade de água usando a Pipeta de Pasteur.
Pingue lentamente a água bem no centro da estrela.
E aí é só esperar a mágica acontecer!
Neste modelo de aprendizagem, os educandos são organizados em grupos, cada grupo realiza uma tarefa. E depois você pode fazer um rodízio para que todos os grupos realizem todas as experiências.
Por exemplo:
Grupo 1 – Fica com a etapa dos palitos e a mágica da estrela.
Grupo 2 – Produz a caixa de areia e forma as vogais.
Grupo 3 – Esconde os objetos na caixa modelo, já anteriormente produzida pelo(a) educador(a).
Grupo 4 – Explora a caixa modelo, procurando os objetos escondidos.
Esse experimento pode ser concluído com uma pequena exposição dos materiais produzidos nas estações para toda a comunidade escolar.