Utilidades

Educação Infantil

Toque mágico

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1 x bacia

Orégano

Detergente neutro

Envolvendo

Vou lançar uma pergunta aqui: 
A mágica é um segredo que você consegue descobrir?
É hora de você usar seus dotes mágicos para estimular a curiosidade e surpreender seus alunos com um pequeno truque para iniciar o experimento desta unidade. Eles devem sim questionar como a mágica funciona e também explorar as possibilidades.

Quer umas dicas? Então confere aí: 4 truques de mágica para crianças | Blog PlayKids.

Bússolas

Quando realizamos esse experimento com as crianças pequenas, fica uma dúvida pairando no ar.

Qual a ciência por trás do experimento? É importante dizer aos pequenos o que aconteceu, claro, de maneira bem simples e lúdica. A abordagem pode despertar nas crianças o desejo de questionar e pesquisar!

Mas eu vou ajudar você a criar essa conversa com base na ciência, vamos lá!

As moléculas de surfactante se espalham sobre a parte superficial da água, empurrando rapidamente o orégano para as laterais do prato. Estimule os pequenos com perguntas como:

O que vocês observam?
Por que será que isso acontece com o orégano?
Será que acontece o mesmo com outras sementes ou temperos?

Depois, realize o experimento com outras sementes para que os educandos visualizem o que acontece.

Para explorar mais

Educação Ambiental: Aproveite para estudar sobre os temperos com os pequenos, sentir seus cheiros e descobrir sabores. Escolham juntos algumas ervas e verdinhos (manjericão, erva-doce, alecrim etc.), e proponha cultivá-los na escola para futuras culinárias, projetos e descobertas. Não é uma boa ideia?

Que tal?

Para se inspirar e construir um jardim vertical, acesse o link: https://content.paodeacucar.com/sustentabilidade/fazer-um-jardim-vertical-com-temperos

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

Utilize um prato branco ou claro, pois é importante visualizar o fundo facilmente. O prato representa o mundo.  Comece falando para as crianças que o mundo é gigante.

02

Coloque água até a beirada do prato. Explique que a água representa o ar que nós respiramos.

03

É importante que o orégano esteja espalhado por todo o prato. Nessa parte, você irá dizer a eles que essas partículas são os vírus que estão no ar, nas superfícies e nas mãos.

04

Peça que molhem o dedo na torneira e depois toquem o prato. Eles verão os “vírus” grudados nos dedos. Então explique: quando usamos apenas água para lavar as mãos, os vírus não vão embora, é necessário utilizar o sabão ou sabonete.

05

Peça que passem um pouco de sabão nos dedos. 

06

Ao encostar o dedo na água, por questões químicas, as partículas de orégano que estão no prato irão para o outro lado. Esse exemplo pode ser usado para explicar que quando usamos sabão, os vírus também se afastam e morrem. 

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem por problema

ABP ou PBL (Problem Based Learning) é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.

Quer saber mais sobre esse interessante método de ensino?
Acesse: https://escoladainteligencia.com.br/blog/aprendizagem-baseada-em-problemas/  
https://novaescola.org.br/conteudo/20630/especial-metodologias-ativas-o-que-sao-as-metodologias-ativas-e-como-funcionam-na-pratica

E vale a pena também saber um pouco mais sobre esse importantíssimo personagem do mundo da educação.

Afinal, quem foi John Dewey?

John Dewey (1859-1952) foi um pedagogo e filósofo norte-americano que exerceu grande influência no movimento de renovação da educação em várias partes do mundo. No Brasil, inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança considerando seu crescimento físico, emocional e intelectual. Tinha como princípio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Trata-se do papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.

A Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, sobretudo no departamento das artes – CEART, desenvolve uma série de ações tendo como tema as teorias de John Dewey, como cursos de formação, eventos acadêmicos, publicação de periódicos e disciplinas desenvolvidas em mestrados e doutorados na linha de pesquisa de Arte e Educação.

Concluindo sem concluir

Para seguir pesquisando com seus pequenos, busque conectar-se com as famílias, envolvendo-as no processo de produção do próximo experimento, por meio da partilha de materiais ou de pesquisa prévia com o tema: “A chuva e seus mistérios”. 

Energia da água

Energia eólica

Um cinema espacial

Um boneco especial

Gás Invisível

Vai e vem