Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Vou lançar uma pergunta aqui:
A mágica é um segredo que você consegue descobrir?
É hora de você usar seus dotes mágicos para estimular a curiosidade e surpreender seus alunos com um pequeno truque para iniciar o experimento desta unidade. Eles devem sim questionar como a mágica funciona e também explorar as possibilidades.
Quer umas dicas? Então confere aí: 4 truques de mágica para crianças | Blog PlayKids.
Quando realizamos esse experimento com as crianças pequenas, fica uma dúvida pairando no ar.
Qual a ciência por trás do experimento? É importante dizer aos pequenos o que aconteceu, claro, de maneira bem simples e lúdica. A abordagem pode despertar nas crianças o desejo de questionar e pesquisar!
Mas eu vou ajudar você a criar essa conversa com base na ciência, vamos lá!
As moléculas de surfactante se espalham sobre a parte superficial da água, empurrando rapidamente o orégano para as laterais do prato. Estimule os pequenos com perguntas como:
O que vocês observam?
Por que será que isso acontece com o orégano?
Será que acontece o mesmo com outras sementes ou temperos?
Depois, realize o experimento com outras sementes para que os educandos visualizem o que acontece.
Educação Ambiental: Aproveite para estudar sobre os temperos com os pequenos, sentir seus cheiros e descobrir sabores. Escolham juntos algumas ervas e verdinhos (manjericão, erva-doce, alecrim etc.), e proponha cultivá-los na escola para futuras culinárias, projetos e descobertas. Não é uma boa ideia?
Para se inspirar e construir um jardim vertical, acesse o link: https://content.paodeacucar.com/sustentabilidade/fazer-um-jardim-vertical-com-temperos
Vamos ao passo a passo?
Utilize um prato branco ou claro, pois é importante visualizar o fundo facilmente. O prato representa o mundo. Comece falando para as crianças que o mundo é gigante.
Coloque água até a beirada do prato. Explique que a água representa o ar que nós respiramos.
É importante que o orégano esteja espalhado por todo o prato. Nessa parte, você irá dizer a eles que essas partículas são os vírus que estão no ar, nas superfícies e nas mãos.
Peça que molhem o dedo na torneira e depois toquem o prato. Eles verão os “vírus” grudados nos dedos. Então explique: quando usamos apenas água para lavar as mãos, os vírus não vão embora, é necessário utilizar o sabão ou sabonete.
Peça que passem um pouco de sabão nos dedos.
Ao encostar o dedo na água, por questões químicas, as partículas de orégano que estão no prato irão para o outro lado. Esse exemplo pode ser usado para explicar que quando usamos sabão, os vírus também se afastam e morrem.
Dá uma olhada nesse material de apoio: Como explicar a importância de lavar as mãos para os pequenos? | Blog Leiturinha
ABP ou PBL (Problem Based Learning) é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.
Quer saber mais sobre esse interessante método de ensino?
Acesse: https://escoladainteligencia.com.br/blog/aprendizagem-baseada-em-problemas/
https://novaescola.org.br/conteudo/20630/especial-metodologias-ativas-o-que-sao-as-metodologias-ativas-e-como-funcionam-na-pratica
E vale a pena também saber um pouco mais sobre esse importantíssimo personagem do mundo da educação.
John Dewey (1859-1952) foi um pedagogo e filósofo norte-americano que exerceu grande influência no movimento de renovação da educação em várias partes do mundo. No Brasil, inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança considerando seu crescimento físico, emocional e intelectual. Tinha como princípio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Trata-se do papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
A Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, sobretudo no departamento das artes – CEART, desenvolve uma série de ações tendo como tema as teorias de John Dewey, como cursos de formação, eventos acadêmicos, publicação de periódicos e disciplinas desenvolvidas em mestrados e doutorados na linha de pesquisa de Arte e Educação.
Para seguir pesquisando com seus pequenos, busque conectar-se com as famílias, envolvendo-as no processo de produção do próximo experimento, por meio da partilha de materiais ou de pesquisa prévia com o tema: “A chuva e seus mistérios”.