Experiência que será realizada no laboratório.
Antes da realização do experimento, explore a fundo o que significa o código 6 de reciclagem, investigando como ele se relaciona com os diferentes tipos de plásticos e suas características. Questione as implicações e propriedades do código 6 de reciclagem, refletindo sobre como esse tipo específico de plástico se comporta e interage, a fim de garantir que os educandos tenham uma compreensão maior do material que será essencial para o experimento mágico dos plásticos que se amam.
Reciclar é um processo que se caracteriza fundamentalmente por gerar um novo produto a partir de um objeto anteriormente descartado. É importante estimular essa consciência desde cedo.
Qual a mágica desse experimento?
A mágica acontece porque temos duas densidades diferentes: o plástico do copo e o plástico dos anéis da garrafa, por isso, um afunda e o outro vem para o alto do frasco. Outro fator importante aqui é a água com sal e o álcool. O segredo é que existem duas partes diferentes de líquidos no frasco. A fase inferior é de água com sal e a superior de álcool isopropílico.
Por que duas fases? Porque se misturarmos a água e o álcool, eles se misturam perfeitamente, mas o sal é o segredo que os separa.
Voltando ao nosso experimento, quando agitamos o frasco, misturamos as duas fases, gerando uma densidade intermediária, menor que a água com sal e maior que o álcool. Por isso, os dois plásticos se encontram.
Educação Ambiental: Estimule os pequenos a separarem de forma adequada os resíduos, conhecendo os códigos de reciclagem e identificando-os nas embalagens. Para essa atividade, peça que tragam várias embalagens de suas casas e encontrem juntos o símbolo que indica reciclagem.
Ah, você pode também assistir a este vídeo com seus educandos:
Uma Coisa Vira Outra ♻ | O Show da Luna! Episódio Completo 52 | Kids | Infantil | Nursery Rhymes
Matemática: Utilize os pedaços de plástico para realizar contagens livres com seus pequenos ou mesmo para realizar operações de adição e/ou subtração, chamando a atenção deles para o fato de que no experimento os pedaços também se ‘somaram’.
História: Estude com as crianças sobre a maneira como outros países e outras culturas realizam a reciclagem.
Português: Explore o significado de cada um dos 5Rs, bem como suas palavras correspondentes e os fonemas presentes em cada uma.
Cante com a turma: Música: 5 Rs Meio Ambiente
A partir desta canção, trabalhe a escrita de frases, poemas e pequenos textos sobre os 5 Rs.
Aproveite para aprofundar o gênero Poesia.
Aí vai um poema infantil sobre reciclagem que já é conhecido e bastante utilizado em atividades educativas, do poeta Pedro Bandeira.
O Lixo Não é Lixo
O lixo não é lixo,
O lixo é uma riqueza.
A gente joga fora,
Mas ele é uma beleza!
O papel, a lata, o vidro,
O plástico, a garrafa,
Tudo pode ser reciclado,
E vira outra coisa nova.
O que você não usa,
Pode ser transformado,
E aquele objeto velho,
Pode ser um brinquedo novo.
Vamos ajudar o planeta,
Reciclar é importante,
Cada vez que você separa,
Faz a Terra mais brilhante.
Não jogue fora a esperança,
Nem a chance de mudar,
Reciclar é um gesto lindo,
Que todo mundo pode dar!
Autoria de Pedro Bandeira
Este poema ajuda as crianças a entenderem a importância da reciclagem de forma simples e poética, destacando como cada material pode ganhar uma nova vida e contribuir para um planeta mais limpo e saudável.
Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
Verifique com seus educandos se o copo é realmente de poliestireno. Para isso, procurem o símbolo de reciclagem na embalagem.
Quebre-o em pequenos pedaços. Você pode usar um alicate para isso.
Retire os anéis que ficam nas garrafas PET quando você desenrosca a tampa. Eles devem ser da mesma cor. Corte-os em pedaços pequenos.
Encha metade do vidro com água. Acrescente os pedaços de poliestireno.
Adicione sal de cozinha, uma colher de chá de cada vez.
A cada colherada, mexa até o sal se dissolver e os pedaços de plástico começarem a flutuar.
Complete o frasco com álcool isopropílico.
Coloque os pedaços dos anéis no frasco. Observem juntos o que acontece.
Tampe bem e deixe o frasco parado. Observem: por mais que vocês tentem separar os pedaços de plástico, eles sempre vão ficar juntos.
Também é conhecida como “aprendizagem baseada em inquérito”, “aprendizagem baseada em indagação” ou, em inglês, Inquiry-Based Learning (IBL). Trata-se de um modelo de ensino e aprendizagem que trabalha a solução de problemas de maneira colaborativa, por intermédio do método científico, sendo o professor o mediador do processo. É uma estratégia centrada no estudante e o conhecimento é construído coletivamente.
Para seguir estudando e ampliando as descobertas, sugira que os alunos assistam com suas famílias o vídeo:
Os 5 R’s da sustentabilidade para crianças (e adultos também)!
E façam uma obra de arte para representar o sentimento ao assistir o vídeo!