Experiência que será realizada no laboratório.
Cantem músicas juntos, revivendo momentos e memórias afetivas.
Por exemplo:
Questione seus educandos:
Que tal em vez de jogar fora as velas de seu aniversário, comê-las?
Pode-se usar a energia dos alimentos para fazer uma vela para ser consumida junto com o bolo. Todo alimento fornece energia para manter nossa saúde e vida. Interessante que nem sempre paramos para pensar sobre isso.
Este experimento comprova que as velas permanecem acesas graças a uma grande quantidade de gordura contida nas castanhas.
Matemática:
Estudo dos sólidos geométricos.
Partindo da temática do experimento, explore com seus educandos elementos presentes nas festas de aniversário que são “Sólidos Geométricos”.
Você pode também propor a produção de um gráfico da idade ou data de aniversário dos educandos.
Português:
Hora de praticar o gênero textual do convite!
É um gênero que pode ser formal ou informal. Tem a finalidade de comunicar sobre algum evento. A linguagem deve ser clara e objetiva. E pode informar sobre aniversários, formaturas, festas de fim de ano na escola etc.
Os elementos principais de um convite são: LOCAL, DATA, HORA DO EVENTO, DESTINATÁRIO, MENSAGEM E REMETENTE.
História:
Memórias da infância. Inicie perguntando:
Quais as suas melhores memórias da infância?
Ciências:
Alimentação e saúde.
Explore com os educandos, de acordo com a proposta de cada idade, a relação entre alimentação e saúde. Caso possível, construam juntos uma pirâmide alimentar lúdica.
Sugere-se:
Quebra-cabeças, fantoches, pirâmide alimentar em 3D. Para saber mais sobre essas e outras sugestões de atividades, confira em:
34 Ideias para trabalhar Alimentação, pirâmide alimentar, alimentação saudável – Educação Infantil – Aluno On.
Estudo dos sólidos geométricos
Gráfico de aniversários da turma
Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
Use a faca (COM CUIDADO) para moldar a castanha, criando uma ponta similar à de uma vela.
Aproxime o fósforo aceso da ponta e aguarde até que uma chama se forme.
Se a castanha for muito pequena, faça um suporte tendo o clipe de papel como base para vela.
Depois que queimarem e todos cantarem parabéns, e hora de comer as velas do bolo.
Envie para cada família um modelo impresso de nascimento para preencherem juntos.
Obs.: Esta atividade exige de você, educador(a), o máximo de cuidado e responsabilidade. As etapas com uso da faca e do fogo, você deve realizar e demonstrar, e deixar bem claro que as crianças não devem executar essa atividade sozinhos.
Os educandos são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico.
Solicite que seus pequenos encontrem em suas casas objetos que são ou lembram os sólidos estudados e desenhem para apresentarem à turma. Pode-se também expor os desenhos na escola.