Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.
Explore com seus pequenos as brincadeiras mais antigas e divirtam-se com a magia da infância em todos os tempos.
Este experimento objetiva que seus educandos conheçam alguns brinquedos, brincadeiras e canções que fazem parte da infância de seus avós e pais. E que assim encontrem outras formas de diversão.
Artes:
Faça uma peteca com seus alunos e alunas!
Sempre é tempo de aprender mais sobre arte e cultura:
Conheça Cândido Portinari
Foi um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Retratou com grande emoção a cultura, a infância, as mazelas e as questões sociais do Brasil, contribuindo para que a cultura brasileira fosse reconhecida em âmbito internacional. Cândido Portinari nasceu no interior de São Paulo numa cidadezinha chamada Brodowski em 30 de dezembro de 1903. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância pobre numa fazenda de café. Começou a pintar com nove anos de idade.
Participou ativamente, ao lado de escritores, poetas, jornalistas e artistas, da vida cultural e política do país e das mudanças estéticas as quais passava o Brasil no começo do século XX.
Entre suas obras mais marcantes estão: “Retirantes”, “Guerra e paz”, “Mestiço”, “O lavrador de café”, “A primeira missa no Brasil”, “Menino soltando pipas”, entre outras.
Em 6 de fevereiro de 1962, Cândido Portinari morreu aos 58 anos, vítima de intoxicação causada pelas tintas que usava.
Acesse para conhecer algumas telas de Portinari com o tema das brincadeiras de crianças:
Brinquedos e Brincadeiras por Candido Portinari – Muralzinho de Ideias
Se quiser saber ainda mais sobre esse importante pintor brasileiro, acesse: Vida | Museu Casa de Portinari
História:
Compare, questione e apresente situações e realidades das crianças de hoje e de ontem por meio de brincadeiras e contações de histórias.
Português:
Produza com as crianças um livro ilustrado das “canções e brincadeiras de todos os tempos”. Para iniciar, sugira aos seus educandos que realizem uma visita a uma família ou local onde possam encontrar pessoas mais velhas que tenham algo a compartilhar sobre brinquedos e brincadeiras antigas. Pode-se também visitar um museu temático ou mesmo pesquisar sobre o assunto virtualmente.
Depois, utilizem folhas de cartolinas ou papel cartão, escrevam juntos as canções escolhidas pelo grupo, ilustrem e montem um grande livro. Pode-se colocar também brincadeiras antigas e ilustrá-las.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Tirem as tampas das garrafas.
Corte dois pedaços da corda de varal no comprimento que achar melhor, conforme o tamanho dos educandos.
Unam as duas metades das garrafas. O melhor é encaixar uma metade na outra e passar a fita adesiva para ficar bem preso. Conte com a ajuda das crianças para decorá-las.
Para finalização do vai e vem, amarre as quatro argolas em cada uma das pontas dos fios de varal com fita adesiva. Se você for comprar, reutilizar ou confeccionar as argolas, prefira as de tamanho grande o suficiente para as crianças segurarem sem que as suas mãos fiquem apertadas.
Prontinho! Seu vai e vem está montado.
Esse tipo de atividade envolve a coleta de dados onde ocorrem os fenômenos estudados (um ambiente natural, uma comunidade ou uma empresa, por exemplo), permitindo a observação direta e a realização de entrevistas, questionários, experimentos ou outras técnicas de coleta de dados. O objetivo é envolver os estudantes em atividades práticas e interativas que vão além do ambiente da sala de aula, mostrando, literalmente, um mundo ainda inexplorado.
Estimule os familiares a conhecerem e a explorarem o jogo online utilizado nesse experimento. E convide algum familiar para realizar com seus educandos uma brincadeira ou jogo e a dialogarem sobre as mudanças ao longo dos anos no que se refere aos brinquedos e brincadeiras infantis.