Experiência que será realizada no laboratório.
Assistam e dancem juntos a canção ‘Rock das Frutas’, é só acessar:
Rock das Frutas
Converse, questione e explore que frutas eles gostam mais, menos ou que não gostam.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. As cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas, porém, mais difíceis de fixar.
Ciências:
Para entender o que aconteceu, explore, no dia a dia dos educandos, as cores da natureza que os cercam e descubram juntos outras tinturas. Quer algumas dicas?
1- Pegue a fruta favorita de um grupo e faça um belo purê. Para isso, pode usar a banana, o kiwi, o mamão, o morango e a maçã. Cada uma terá uma cor diferente, o que irá tornar a experiência ainda mais incrível.
2- A tinta de iogurte é bem simples de fazer. Você precisa apenas de um pote de iogurte natural e adicionar algumas gotas de corante colorido. Assim você terá uma tinta caseira bem legal. Caso queira, também pode dar a cor através de frutas. Que tal bater o iogurte e as frutas no liquidificador?
Outras possibilidades de tintura: 5 receitas de tinta comestível para fazer em casa | Blog Leiturinha
Português:
Faça com seus educandos uma lista dos legumes e /ou frutas utilizados em nosso experimento. E façam frases sobre cada um. Explore com seus pequenos a leitura das frases escritas.
Vamos ao passo a passo?
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. É hora de colocar as mãos na massa!
Fazendo os carimbos:
Corte a batata ao meio.
Peça para as crianças desenharem na parte plana com canetinha hidrocor.
Na sequência, você e/ou outros adultos, com uma faca afiada ou um canivete, devem retirar a parte da batata que está ao redor do desenho.
As crianças podem pintar a área do desenho com tinta e pincel ou apenas passá-lo na tinta.
Agora é hora de pintar.
Bata no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Esprema o líquido de cada um em um pano e em seguida passe no coador.
As tintas estão prontas, basta guardá-las em vidros bem tampados.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Utilizando apenas as tintas naturais criadas nesse experimento, crie com seus educandos uma paisagem com a tintura produzida.