Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Explore com os educandos o poema: AS BORBOLETAS
BRANCAS AZUIS AMARELAS E PRETAS
BRINCAM NA LUZ AS BELAS BORBOLETAS.
BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS! E AS PRETAS ENTÃO… OH, QUE ESCURIDÃO!
Poema de Vinícius de Moraes (as quebras dos versos foram modificadas para ficar mais visual para as crianças)
O objetivo deste experimento é levar os educandos a prepararem a receita e também perceberem a magia das cores aparecendo ao colorirem suas próprias massinhas. A ideia é dar vida ao poema “As borboletas” (para conferir o poema na íntegra com as quebras originais, acesse: As borboletas | Vinicius de Moraes).
Pode-se explorar também os animais que encontramos no jardim, como joaninhas, centopeias, borboletas, libélulas, caracóis, grilos, tatuzinhos, minhocas, aranhas, sapinhos, abelhas etc.
Português: Estude com os alunos o gênero Poesia. Muitas vezes, confunde-se poesia com poema, porque, na literatura, a poesia assume a forma de poema, que é um texto escrito em versos.
Os poemas dividem-se em versos que, agrupados, são chamados estrofes. As origens literárias dos poemas indicam que eles foram feitos para ser cantados, por isso, a preocupação com a estética, a métrica e a rima. Mas eles podem ser feitos de versos livres também, sem métrica ou rima.
A voz que se manifesta no poema, ou seja, o sujeito poético e fictício, criado pelo escritor, é chamado de eu lírico.
Uma boa dica para você apresentar poesia para os pequenos é fazer uma curadoria com os livros da biblioteca da escola. Uma indicação de poesia para crianças é o livro “Arquipélago”, escrito por Demétrio Panarotto e ilustrado por Pati Peccin.
Mas há diversos outros autores que trabalham a poesia na literatura infantil, como Eucanaã Ferraz, Tatiana Belinky, Leo Cunha, Cecília Meireles, Guilherme Gontijo Flores, Manoel de Barros etc.
Artes: Estude as cores, explorando as que aparecem no poema e outras escolhidas para colorir as massinhas. Sugere-se aqui explorar tinturas naturais para coloração e a produção de moldes para construção de um jardim para borboletas.
Ciências: Faça um reconhecimento dos animais do jardim para produzi-los com a modelagem de massinha. Pode-se construir o cenário do jardim tridimensional. Fale sobre as plantas e sobre as necessidades delas para crescer, florir e frutificar. Destaque a necessidade de água, luz e nutrientes para que cresçam e se mantenham saudáveis.
Organize com seus pequenos uma visita de campo até um jardim e peça que observem as plantas, localizem as partes, vejam as formas, as cores e, principalmente, procurem pelos animaizinhos que vivem no local. Para essa aula, podem levar lupas para auxiliá-los a encontrar pequenos detalhes para o momento da modelagem.
Organize os grupos por estação e prepare uma pesquisa sobre um bichinho para cada uma delas. Pesquisem sobre o ciclo de vida, os hábitos, como se alimentam e como se dá a relação com os humanos. Ao final, construam juntos um jardim com a massinha do experimento.
Matemática: Contem quantas borboletas e animais há no jardim, e também as flores e todos os componentes criados nas outras áreas dos saberes. Pode-se também explorar situações problemas com as produções.
Vamos ao passo a passo?
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Misture os ingredientes e estará prontinha a sua massa.
Para sovar a massa, você poderá utilizar creme de mão.
A durabilidade é de 1 mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Para concluir o experimento, crie um cartão com o poema e entregue para as crianças levarem para casa, com uma porção de massinha para que cada criança ilustre o poema com borboletas e outros detalhes. E depois todos podem socializar com os amigos o que fizeram com suas famílias numa exposição!