Conectados

3º e 4º ano

Tornado: força em movimento

Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.

Criando ambiente para autonomia

1 x pote de vidro com tampa

1 x colher

Detergente

Vinagre

Água

Glliter e purpurina

Envolvendo

A proposta neste experimento é viajar no estudo dos fenômenos atmosféricos.
Vamos descobrir a diferença?
Estimule, questione e explore possibilidades com os educandos, analisando as imagens, sua semelhanças e diferenças.

Bússolas

Após realizar o experimento, amplie o estudo sobre Tornados.

O que são tornados?
São colunas de ar, relativamente estreitas, que rodopiam violentamente e vão de uma nuvem de tempestade até o chão.
São fenômenos atmosféricos com um grande potencial de destruição e com ventos fortíssimos, que chegam a centenas de quilômetros por hora.

Para explorar mais

Geografia:

Você pode aproveitar a pesquisa dos fenômenos atmosféricos para debater com seus educandos sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade ambiental do planeta. Na unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida, articulam-se a geografia física e a geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra.

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Coloque água no pote de vidro sem encher completamente.

02

Pingue algumas gotas de detergente.

03

Coloque duas colheres de chá de sal.

04

Acrescente canudos picados em pequenos pedaços (dê preferência para canudos biodegradáveis) ou substitua por purpurina.

05

Imprima ou recorte com seus educandos uma imagem que contenha uma paisagem, com atenção para que a figura tenha exatamente a altura do nível da água e a largura do pote. Prenda a imagem voltada para o interior do pote com fita adesiva.

06

Feche o pote e agite-o em movimentos circulares por alguns segundos. 

07

O que se observa? Quando giramos o pote, criamos um redemoinho na água, que se torna visível pela mistura de detergente, vinagre e purpurina. Na atmosfera, os tornados acontecem quando massas de ar quente e fria se encontram formando nuvens em forma de cone, parecidas com a que você pode ver dentro do potinho.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizado por problemas

A abordagem de aprendizagem baseada em problemas incentiva os alunos a aprender resolvendo desafios reais. Ao se depararem com situações que envolvem conceitos específicos, eles são estimulados a usar criatividade e reflexão. Esses cenários podem apresentar desafios técnicos ou subjetivos, exigindo uma variedade de habilidades para serem superados.

Que tal?

Comece com uma comparação bem simples, por exemplo:

Tornados: São como uma mangueira gigante girando muito rápido. Eles são pequenos comparados a furacões, mas podem ser muito fortes e perigosos. Explique que o tornado é uma coluna de ar que gira muito rápido e pode parecer um funil.

E como se formam: Quando uma tempestade grande faz com que o ar quente e o ar frio se encontrem e criem uma rotação rápida.

Onde ocorrem: Eles podem acontecer em vários lugares, mas são mais comuns em algumas regiões, como o meio-oeste dos Estados Unidos.
Utilize Recursos Visuais, com imagens e vídeos, e aproveite para mostrar em um mapa ou em um globo os Estados Unidos e onde fica o meio-oeste, explore as coordenadas geográficas.

Furacões: São como um grande redemoinho de vento que se forma sobre o mar e pode cobrir uma área muito grande. Eles têm um “olho” calmo no meio.

Como se formam: Diga que eles se formam quando o ar quente e úmido do oceano sobe e começa a girar.

Onde ocorrem: Eles se originam em regiões tropicais e subtropicais. São conhecidos como furacões quando se originam no mar do Atlântico Norte e como tufões quando surgem no Pacífico Noroeste. Em outras partes do mundo, podem ser chamados de ciclones, como ocorre no sul do Brasil, por exemplo.
Utilize Recursos Visuais, com imagens e vídeos, e aproveite para mostrar em um mapa ou em um globo os oceanos, localizando o Pacífico e o Atlântico com as respectivas coordenadas.

Se você quiser aprofundar o seu conhecimento e explorar ainda mais o assunto com seus educandos, confira essa matéria da Olhar Digital: Qual a diferença entre tornado, ciclone e furacão?

Concluindo sem concluir

Para ampliar e conectar seus pequenos cientistas ainda mais com o experimento pesquisem juntos sobre: Tornado ou Furacão? 

Para essa pesquisa, explorem juntos o ambiente da internet, que dispõe de mapas, imagens e explicações sobre os fenômenos naturais do planeta. 

Labirinto das gotas

Um satélite

Misture bem

Mural de pensamentos positivos

Uma cor puxa a outra

Vai e vem na história: brinquedos de ontem e sempre