Bagunça de artista

3º e 4º ano

Muitas formas e relevos

Experiência que despertará o artista que vive em cada um.

Criando ambiente para autonomia

Chapa de papelão ou placa de madeira

Estilete ou serra

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Folhas de jornal

Fita adesiva

Cola

Farinha

Água

Tesoura

Tinta à base de água

Miniaturas de plantas naturais

Cartolina

Envolvendo

Explore a criatividade dos alunos, permitindo que eles usem materiais diversos e imaginem como os animais e plantas se adaptam ao seu bioma.
Durante a atividade, questione para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as relações ecológicas e a adaptação dos seres vivos.
E demonstre esses diferentes ecossistemas com imagens que podem ser pesquisadas na Internet.

Bússolas

Maquetes do Mundo Natural.
Crie maquetes com seus educandos usando papel machê para explorar e representar diferentes ecossistemas e biomas, integrando conceitos de ciências, geografia e criatividade.

Para explorar mais

Geografia:

Explique aos alunos o que são biomas e ecossistemas, mostrando exemplos como a floresta tropical, o deserto, a tundra e a savana.
Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um bioma diferente para pesquisar.
Cada grupo escolhe uma base para sua maquete (cartolina ou placa de madeira). Os alunos desenham um plano da maquete, decidindo quais elementos naturais e características do bioma irão incluir, como árvores, animais, clima etc..


Português:

Estudo do gênero literário: Biografia. Demonstre, com a biografia de Sarah Caires, as características do texto biográfico. Fale aos educandos que se trata da narração de uma história sobre a vida de uma pessoa, podendo essa pessoa ser real ou fictícia.
Apresente a etimologia da palavra biografia, de origem grega: bio significa vida e grafia é escrita, portanto, biografia é a escrita da vida.

Artes:

Convide seus educandos a conhecerem a artista Sarah Caires e como sua arte feita a partir do papel machê contribuiu para que ela superasse as crises de ansiedade.

O trabalho de Sarah pode ser conferido no perfil dela nas redes sociais @ateliesarahcaires e no Youtube/SarahCaires.

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Primeira etapa: produzindo o papel machê.

a

Com a tesoura, corte as folhas de jornal em pedaços pequenos (pode ser utilizado também papel toalha).

b

Coloque os papéis cortados em uma bacia.

c

Adicione na bacia duas colheres de sopa de cola branca e 100-150 ml de água para cada duas folhas de jornal utilizadas.

d

Mexa o papel com as pontas dos dedos, enquanto vai adicionando a água.

e

O papel ficará amolecido, então esfregue com as duas mãos até obter uma massa homogênea.

f

Esprema com força para retirar o excesso de água.

02

Segunda etapa: construindo a maquete.

a

Pegue o suporte que será a base da maquete observando que, se você quer fizer a maquete com 25 x 25 cm, prepare uma chapa ou placa com 30 x 30 cm.

Que tal?

Você pode comprar a placa de madeira pronta e cortada em uma madeireira ou loja de artesanato. Se preferir usar papelão, qualquer caixa de sapato velha serve!

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em time

Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.

Cada grupo apresenta sua maquete para a turma, explicando as características do bioma representado e o que aprenderam durante a pesquisa e a construção. Abra espaço para perguntas e discussões sobre os diferentes ecossistemas e a importância da biodiversidade.

Concluindo sem concluir

Dando amplitude ao estudo realizado, estimule seus educandos a pesquisarem a vida e obra de alguns artistas que utilizam o papel machê no teatro. Realize a apresentação destas pesquisas em um seminário. E por que não fazer uma exposição das maquetes?

A arte dos vitrais

Tinta natural

Lanterna de luz negra

Um ponto da história

Desenho mágico

Pintando sem pincel