Calcule bem

3º e 4º ano

Matemática colorida

Experimento que precisa de cálculos lógicos ou de acesso às plataformas disponibilizadas pelo Sesc.

Criando ambiente para autonomia

Papel cartão grosso

Tiras de papel nas cores amarela, azul e vermelha

Cola branca

Material dourado

Tinta para madeira nas cores amarela, azul e vermelha

Envolvendo

A partir de estudos sobre a proposta de Gérard Vergnaud, elabore os conceitos de operações básicas, propondo a compreensão sobre os campos conceituais necessários aos estudos matemáticos tanto da multiplicação como de outros conteúdos como: Medidas, Proporções e Interpretação de problemas matemáticos
E aí vai uma sugestão de pesquisa para o educador: https://repositorio.ufsc.br.

Bússolas

O tabuleiro de xadrez é um material prático que nos ajuda a entender melhor as possibilidades de multiplicar. Cada cor representa uma ordem. A ordem das unidades é representada pela cor amarela, a da dezena pela cor azul e a da centena pela cor vermelha.
Criado pela educadora Maria Montessori, o tabuleiro engloba os estudos sobre: Multiplicação, Ordem e Classe, Valor absoluto e Valor relativo. A partir do material concreto, proponha também a interpretação de situações problemas envolvendo a multiplicação.

Para explorar mais

Português

Explore o gênero literário do conto. O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa.
Elabore situações problemas a partir do conto. Uma possibilidade é realizar essa elaboração coletivamente, explorando o ambiente onde o conto acontece; os personagens e suas ações e as demais nuances do enredo do conto.

Leve seus alunos para a biblioteca e realize contações de histórias, estimulando que seus educandos também façam a leitura de seus próprios textos. Algumas excelentes contistas brasileiras do universo da literatura infantil são: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Eliane Debus, Lygia Bojunga etc.

E você já ouviu falar do livro “O homem que calculava”?
Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, o autor Malba Tahan difundiu o gosto e a curiosidade pelo mundo da matemática. Neste livro, ele relata incríveis aventuras e soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. 

Dá uma conferida nesta contação:
O Homem que Calculava – Varal de Histórias

Matemática:
Trabalhe as cores do tabuleiro para representar as casas decimais e as formas geométricas.

Artes:

Você pode aproveitar a oportunidade para mostrar o trabalho de um artista que trabalhava com formas geométricas bem nessa linha: Piet Mondrian (1872-1944), um pintor holandês de destaque no movimento modernista europeu do início do século XX. Responsável por um trabalho no qual buscava refletir as leis matemáticas universais, seu nome está relacionado à corrente da arte denominada neoplasticismo.



Composição com vermelho, amarelo e azul (1921)
Nessa obra o artista exibe uma composição na qual as cores apresentadas são as primárias, dispostas em figuras quadradas e retangulares delimitadas por nítidos traços pretos.

Broadway Boogie-Woogie (1942)
Esse trabalho é um dos mais significativos da produção de Mondrian. Nele vemos uma combinação de cores dispostas em linhas amarelas como se fossem “grades”. Inspirado nas ruas, carros e luzes da cidade de Manhattan e no Blues, música afro-americana. 

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo? É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.

01

Recorte a base nas dimensões.

02

Recorte as tiras dos papéis amarelo, azul e vermelho.

03

Cole-as na sequência indicada.

Que tal?

Lembre-se sempre de realizar as suas multiplicações com muita atenção, pois os reagrupamentos podem surgir a qualquer momento em uma ordem.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em problema

ABP, ou PBL ― de Problem Based Learning, é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.

Concluindo sem concluir

Com o tabuleiro pronto, cada educando poderá realizar suas atividades de maneira concreta e interativa.

Areia mágica

Porta-copos especial

Descomplicando a matemática

Uma gota de cada vez

Dança das laranjas