Bagunça de artista

3º e 4º ano

Uma cor puxa a outra

Experiência que despertará o artista que vive em cada um.

Criando ambiente para autonomia

Flores brancas

Água

Vasos (podem ser copos descartáveis ou de vidro)

Anilina ou corante alimentício (quanto maior a quantidade na água, mais forte a cor das pétalas da flor)

Estilete

Envolvendo

Explore e questione: Que mágica aconteceu?

Bússolas

Mostre aos educandos as flores coloridas e peça que observem atentamente. Estimule e levante hipóteses. Para que isso seja possível, é necessário que você, educador(a), realize a experiência em casa e leve as flores já coloridas para iniciar o processo com os educandos. Comece questionando o que eles acham que aconteceu com essas flores.
Agora é hora de fazer o mesmo com as flores trazidas pelos educandos. Abra para sugestões e escolha com o grupo como irão concluir o experimento.
Registre todas as hipóteses que surgirem num cartaz e deixe exposto na sala de aula para que os educandos acompanhem e registrem a mudança acontecendo, trata-se de uma observação com Registro de Experimento Científico.

Para explorar mais

Português:
O registro do experimento é uma ótima oportunidade para introdução do gênero textual Registro de Experimento Científico. Neste registro, serão anotadas as impressões e as hipóteses levantadas, desde o momento que tiveram contato com as flores trazidas para a sala de aula. Assim como discorrer sobre as mudanças e as conclusões no dia seguinte com as flores do experimento, quando retornaram para a sala e viram a transformação ocorrida.

Registro de experimento científico é um gênero de caráter documental que apresenta em detalhes as etapas de um experimento. Essas informações objetivam fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.

Para saber mais sobre o Registro Científico, acesse:
Aula de Português – Gênero Textual: Registro de Experimento Científico

Artes:
O experimento é também uma excelente oportunidade para trabalhar o pontilhismo. Para se entender o que é pontilhismo, é necessário conhecer algumas escolas artísticas, pois o Pontilhismo surgiu em meio ao movimento Impressionista. Para isso você poderá utilizar as mesmas cores do experimento e trabalhar a mistura das cores também.

*Exemplo em imagem 01

Também chamado de “Pintura dos Pontos”, o pontilhismo teve como país de origem a França. Uma das obras mais famosas do movimento é o quadro “Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte”, do pintor Georges Seurat. Contando com uma base científica baseada na lei das cores complementares, esse gênero de pintura se propagou para outras partes do mundo. Você pode aproveitar esse momento para apresentar alguns artistas representativos do Pontilhismo no Brasil, como Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland e Will Barcellos.

Imagem 01 – Tabela de cores

Dá uma conferida neste vídeo com o artista Will Barcellos criando esta obra: https://www.youtube.com/watch?v=Glc6yfuF3Ac

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Encha o vaso de água.

02

Misture com o corante.

03

Coloque a flor branca dentro, como mostrado na imagem do item Bússolas. 

04

Espere 24 horas e pronto!

Metodologia Ativa sugerida |
Rotação por estações de aprendizagem

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.

Concluindo sem concluir

Nesse experimento utilizamos um corante comestível, mas poderíamos usar uma tintura natural. Será nosso próximo desafio!

Uma cor puxa a outra

Sentidos e sensações – 1

Sentidos e sensações – 2

Experiências gustativas

Aromas e delícias

Os sentidos e as sensações