Bagunça de artista

3º e 4º ano

Tinta natural

Experiência que despertará o artista que vive em cada um.

Criando ambiente para autonomia

Açafrão

Colorau ou páprica

Café

Folhas verdes

Cola branca

Água quente

Peneira

Potes para fazer a tintura

Envolvendo

Apresente aos educandos a imagem para iniciar a conversa sobre a proposta deste experimento. Questione como eles relacionam esses alimentos com a arte de pintar e criar tintas. Explore as impressões e as expressões!

Bússolas

Neste experimento objetiva-se que o educando experiencie a possibilidade de resgatar o conhecimento ancestral da tinturaria natural. E também oportunizar aprendizagens sobre outras escolhas mais sustentáveis.
Um olhar para a natureza já nos mostra sua imensa variedade de cores nas flores, no marrom dos troncos, no verde das folhas, nos coloridos das sementes e raízes. Todo esse colorido convida a criar e cuidar.

Agora é hora de fazer o mesmo com as flores trazidas pelos educandos. Abra para sugestões e escolha com o grupo como irão concluir o experimento.
Registre todas as hipóteses que surgirem num cartaz e deixe exposto na sala de aula para que os educandos acompanhem e registrem a mudança acontecendo, trata-se de uma observação com Registro de Experimento Científico.

Para explorar mais

Educação Ambiental:
Trabalhe o conceito de sustentabilidade e realize com os educandos a conexão com as escolhas práticas do dia a dia que interferem no todo da vida planetária, como o excesso de consumo, as escolhas por matérias que poluem e as atitudes simples que podem impactar na mudança necessária para frear a sobrecarga que impomos à nossa casa comum: a Terra.

História:
“Muitos já aprenderam que o café veio da África, da Etiópia – para ser mais específico -, e que a Europa foi responsável por difundir o consumo da bebida pelo globo. Mas o que poucos sabem é que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) foi o grande responsável em descobrir seu uso/consumo. De acordo com a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen no ano de 575 d.C, o pastor Kaldi observou que suas cabras ficavam alegres e cheias de energia depois que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos abundantes dos campos. Lenda ou não, registros históricos indicam que foi nesta época que a exploração de diferentes possibilidades de consumo do café começou a se difundir.”

Esse é só o início de uma história que pode ser lida neste site da Associação Brasileira da Indústria do Café:
Origem do Café – ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café

Ciências:
O uso medicinal dos itens utilizados.
Por exemplo:
Você sabia que o açafrão possui vários benefícios medicinais e nutricionais? Pesquise com seus educandos!

imagem referente à Lenda de Kaldi, por cafeinacao.com.br

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Coloque no potinho duas colheres de sopa do elemento natural.

02

Aos poucos coloque água quente e mexa bastante para dissolver o elemento.

03

Passe na peneira e, em seguida, para o pote onde ficará a tinta.

04

Misture bem devagar a cola até chegar à textura que deseja.

05

Repita a mesma sequência com todos os outros itens.

06

Agora é só criar lindas obras de arte.

Metodologia Ativa sugerida |
Aprendizagem em time

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Um exemplo de rotação seria com as seguintes etapas:
Pintura da folha utilizando tintura natural e técnica de aquarela.
Pesquisa de vídeos sobre a técnica de tintura natural e aplicação em amostras de tecido.
Anotação da coloração obtida.
Organização de uma exposição com as artes realizadas na etapa 1.

Concluindo sem concluir

Pesquise outras possibilidades de tintura e solicite que seus educandos explorem em casa com a família e anotem os resultados obtidos utilizando os aprendizados do experimento “Uma cor puxa a outra”, sobre o Registro de Experimento Científico.

Sentidos e sensações – 1

Sentidos e sensações – 2

Culinária do corpo humano

Aromas e delícias

Os sentidos e as sensações

Experiências gustativas