Experimento que precisa de cálculos lógicos ou de acesso às plataformas disponibilizadas pelo Sesc.
Converse com os educandos e questione se já já observaram a presença desses símbolos em embalagens de shampoos, condicionadores, garrafas de refrigerantes, entre outras, e se sabem o que elas significam.
Apresente aos educandos uma maneira descomplicada de reutilização do plástico e demonstre como outro utensílio surge, comprovando que é possível termos ações locais que apontem para um outro estilo de vida mais viável e sustentável.
Estude com os educandos sobre o tempo que um plástico demora para se decompor e explique que o excesso de lixo nas cidades provoca inúmeros problemas, bem como, a presença dele nos mares, nos rios e nas florestas produzem poluição das nascentes e a morte de muitos animais marinhos. E o pior: ficam centenas de anos poluindo nossas matas e prejudicando nossa fauna e flora.
Matemática:
Estude os números da reciclagem do plástico e elabore cartazes para divulgar o estudo para toda a escola, estimulando outros grupos a pensarem sobre o tema.
Veja mais em: https://exame.com/esg/producao-de-plasticos-reciclados-pos-consumo-cresce-no-brasil/
Ciências:
Aproveite para estudar com seus educandos os códigos utilizados para a separação dos plásticos após o uso. Esses códigos identificam qual tipo de polímero foi usado na fabricação do produto, pois os plásticos não podem ser reciclados do mesmo modo, e os códigos facilitam a separação adequada.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. É hora de colocar as mãos na massa!
Com a tesoura, remova os anéis que ficam na garrafa PET quando tiramos a tampa.
Separe-as por cores e corte-as em pedaços pequenos.
Coloque os pedacinhos na tampa da lata, preenchendo todo o espaço e criando o desenho que desejar.
Coloque a tampa de lata em um forno elétrico. Ajuste a temperatura do forno para 130 C˚ e suba a temperatura lentamente, se for necessário.
Quando o plástico começar a amolecer, aperte-o com o pedaço de madeira.
Retire do forno e deixe esfriar.
Solte o plástico da tampa, vire-o, coloque-o de volta na lata e leve tudo novamente para o forno.
Repita o procedimento, apertando novamente com a madeira o plástico contra a tampa e depois deixe esfriar completamente.
Retire-a da tampa.
Pronto! Temos um porta-copos.
Se possível, faça uma visita com seus educandos a um espaço de reciclagem da cidade e conheça um pouco como todo o processo acontece, considerando que qualquer lugar fora da sala de aula pode se transformar em um espaço para pesquisa. Ou seja, esse espaço propício à aprendizagem pode ser no entorno da escola ou mesmo em uma praça próxima.
ABP, ou PBL ― de Problem Based Learning, é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.
Pesquise com seus educandos um pouco mais sobre como estamos cuidando de nossa ‘pegada ecológica’.
Mas o que é pegada ecológica mesmo?
“Você já pensou que a forma como você se alimenta, como se veste, como se desloca e até como se diverte pode deixar marcas, “pegadas” no planeta? A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia justamente o impacto do consumo sobre os recursos naturais.
A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade, de uma empresa ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos no nosso dia a dia.
Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares globais (gha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.”
Saiba mais em: Pegada Ecologica | WWF Brasil