Explore o tema da alimentação saudável e questione sobre os hábitos alimentares no dia a dia das crianças. Mas você deve estar implicado neste questionamento: vamos começar pensando um pouco sobre o que comemos no nosso dia a dia.
Quem pode me dizer o que costuma comer no café da manhã, no almoço e no lanche da tarde? E como vocês escolhem o que comer?
Agora, vamos falar sobre alimentação saudável. O que será que significa isso? Alguém sabe o que é comer de forma saudável?
Será que todos os alimentos que gostamos são saudáveis? E quais são aqueles que ajudam nosso corpo a crescer?
Vamos explorar juntos o que é uma alimentação equilibrada e como podemos fazer boas escolhas para termos mais energia e nos sentirmos bem. Podemos começar nossa aventura descobrindo mais sobre os alimentos que colocamos no nosso prato!
No momento em que se aqueceu a solução, foi dissolvida uma grande quantidade de açúcar na água; uma massa bem maior do que se conseguiria dissolver se a água estivesse em temperatura ambiente. Assim, formou-se uma solução supersaturada, na medida em que ela foi se esfriando e a solubilidade do açúcar foi diminuindo.
Esse excesso de material vai se depositando na forma de cristais sobre o palito que já possui os cristaizinhos de açúcar. Os formatos dos macrocristais observados são resultados das moléculas do açúcar (sacarose C12H22O11) que se organizam em um padrão tridimensional definido, e que se repete continuamente, criando uma estrutura cristalina que podemos ver como sólidos com formatos geométricos específicos, neste caso, o formato monoclínico.
A fonte para esse conteúdo pode ser consultada em:
Fazendo cristais de açúcar
Ciências:
Proporcionar aos educandos, na prática, possíveis ‘alquimias’ que demonstrem o conceito de solúvel para incentivá-los a perceberem a transformação química acontecendo. E mais: estude sobre questões como comidas muito doces ou muito salgadas e o que causam ao organismo ou se algum aluno, ou alguém da sua família, tem problemas de saúde relacionados à alimentação. Debata com seus educandos sobre a importância das unidades de medidas para a nossa saúde, ou seja, para uma vida mais saudável.
A partir dessas questões, você poderá abordar saúde e bem-estar, pirâmide alimentar e como o corpo processa o açúcar.
Artes:
Utilizem corantes alimentícios que se transformem em cores quentes e frias. Busque conectar com aprendizagens anteriores.
Português:
Que tal aproveitar esse experimento para estudar o gênero textual do rótulo? Assim você já pode trabalhar em seus educandos a consciência de buscar saúde e segurança alimentar, um direito de todos. Fica a dica!
Matemática:
Explore a dissolução do açúcar em água e utilize conceitos matemáticos para medir e comparar.
Por exemplo:
– Copos transparentes ou frascos pequenos
– Água
– Açúcar
– Colheres de medir (1 colher de chá, 1 colher de sopa)
– Balança (se disponível)
– Colher para mexer
– Folhas de papel e lápis ou canetas
Pergunte: “O que acham que acontece com o açúcar quando o misturamos com água? Será que ele desaparece? Aonde ele vai?”
Divida as crianças em pequenos grupos e forneça a cada grupo os materiais necessários.
Peça que cada grupo escolha diferentes quantidades de açúcar para dissolver em água (por exemplo, 1 colher de chá, 2 colheres de chá, 1 colher de sopa).
Cada grupo deve medir a quantidade de açúcar usando as colheres e registrar no papel.
Em seguida, eles devem adicionar o açúcar à água, mexendo bem e observando o que acontece.
Incentive as crianças a registrar quanto açúcar foi adicionado e quanto tempo levou para o açúcar se dissolver completamente.
Após o experimento, peça que cada grupo compare a quantidade de açúcar que foi usada e a rapidez com que se dissolveu. Eles podem criar gráficos simples para mostrar essas informações.
Se possível, use uma balança para medir a quantidade de açúcar e ajude as crianças a calcular o total de açúcar dissolvido.
Discuta por que algumas quantidades de açúcar se dissolvem mais rapidamente ou completamente, e relacione isso com conceitos matemáticos como adição e comparação de quantidades.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Coloque dois copos de açúcar e um copo de água em uma panela.
Acrescente algumas gotas de corante alimentício e misture bem.
Aqueça a mistura até que todo açúcar se dissolva. Não deixe sobrar nenhum grão nas paredes da panela.
Espere a solução esfriar um pouco e transfira-a para o pote de vidro.
Molhe o barbante e encoste-o no açúcar em pó, para que os grãos grudem nele.
Mergulhe o barbante com os grãos na solução de açúcar, de maneira que não encoste nem nas paredes e nem no fundo do vidro.
Depois prenda o barbante com dois pregadores de roupa.
Cubra o vidro com cartolina (como se fosse um telhado para o vidro) e deixe-o em local isolado por alguns dias.
Observe o que ocorre. Com apenas um dia, você já deve ter cristais presos no barbante e, provavelmente, muitos no fundo do vidro.
Se quiser que os cristais cresçam, você pode retirar o barbante e aquecer novamente a solução no pote, deixe esfriar e recoloque o barbante, mas espere estar bem frio para evitar que os cristais já formados derretam.
Você pode torná-lo maior ou devorá-lo, pois é delicioso.
Nesse experimento é importante que, após retirar a água, deixe os cristais escorrendo por um tempo. Assim a parte líquida vai embora e eles ficam mais bonitos. Se os guardar num lugar seco, longe das formigas, eles vão durar mais tempo.
Neste método, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico.
Proponha que seus educandos observem os rótulos de alguns produtos que tenham em casa e tragam para analisarem em grupo.