Calcule bem

5º ano

Descomplicando a matemática

Experimento que precisa de cálculos lógicos ou de acesso às plataformas disponibilizadas pelo Sesc.

Criando ambiente para autonomia

Pedaço quadrado de madeira.

Tecidos ou papéis cartão nas cores amarela ou laranja, azul e vermelho.

1 x caixa pequena

Caderno quadriculado

Envolvendo

Observe a imagem com seus educandos. Explore e questione sobre a relação entre o jogo e a matemática.

Bússolas

Esse experimento é uma ótima maneira de descomplicar a multiplicação e a divisão. Ele é um material utilizado pelo Método Montessori, mas que dialoga imensamente com os princípios das metodologias ativas, dando ao educando o protagonismo de descobertas dos muitos caminhos que a matemática proporciona.

Para explorar mais

Português: Trabalhe com seus educandos o gênero literário da poesia, interligado com a matemática sugerida nesse experimento.

Os Números Naturais e Suas Operações
Iniciando com zero e seguindo em frente
1,2,3 e assim sucessivamente
Temos o Conjunto dos Números Naturais
Não tem fim, é infinito certamente.

Nesse conjunto, adição, subtração, multiplicação e divisão
São quatro operações fundamentais
Não para aí não, a potenciação e a radiciação
Também são operações usuais.

Na adição vamos as parcelas “juntar”
Uma soma ou total encontrar
Na subtração uma parte de outra tirar
Só diferença ou resto sobrará.

Na multiplicação fatores vamos multiplicar
O resultado de produto chamar
Enquanto na divisão vamos dividir para compartilhar
Dividendo, divisor, quociente e resto considerar.

Na potenciação temos base e expoente
A base é o termo que fica repetidamente
Multiplicando-se por ele mesmo constantemente
Quantas vezes indica o expoente.

Na radiciação temos radical, índice e radicando
É a operação inversa da potenciação como estou pensando
Sendo assim, para numa raiz “não ficar papecando”
Procure um número que elevado ao índice “dê o radicando”.

Poema de Waldex Santos
Disponível em: Poema – Os Números Naturais e Suas Operações – Só Matemática

Dica

Você pode aproveitar para ensinar um pouco sobre métrica, ritmo e rima em poesia, além das figuras de linguagem e outros recursos da linguagem poética.
Informe-se em: Recursos da linguagem poética

Para explorar mais

História: Estude sobre a biografia de Maria Montessori, contextualizando a ideia de sociedade e escola que permeava o período histórico em que Montessori pensou sua pedagogia e como influencia até nossos dias um grande grupo de educadores e educadoras que se identificam com o movimento escolanovista.
Sugere-se também o estudo da História do Xadrez.

Educação Física: Estudo das regras do xadrez e sua importância para aprendizagem.
Que tal desafiarem-se a construir coletivamente um jogo com peças gigantes?

Artes: Em conjunto com a disciplina de Educação Física, confeccione com seus educandos um jogo de xadrez gigante. As peças podem ser confeccionadas de papel machê ou mesmo com o recurso de fantasias, em que os próprios educandos possam ser as peças. Ou mesmo de garrafas PETs.
Enfim, o céu é o limite para criar!

Receita do papel machê:
Coloque papel picado no liquidificador e acrescente água até cobrir os pedaços de papéis.
Bata bastante e depois coe tudo.
Retire o máximo de água, espremendo bem o papel.
Repita o processo até formar o volume de massa que você deseja, quando isso acontecer, acrescente cola à massa e amasse com os dedos, misturando esses materiais.
Quando a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos, ela está no ponto certo para ser modelada.

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.

01

Recorte um quadrado para ser a base de seu tabuleiro (se não tiver madeira pode ser utilizado um papelão).

02

Recorte os quadrados nas cores: laranja ou amarelo, azul e vermelho, sendo: (5 na cor vermelha= centena; 5 na cor azul= dezena e 6 em amarelo ou laranja= unidades).

03

Deixem reservado os retalhos coloridos que serão as peças.

04

Após medir o tamanho exato da base de seu tabuleiro, recorte e cole na sequência indicada na imagem abaixo: (atenção para a imagem ampliada, pois a mágica do tabuleiro funciona apenas se colocado na posição correta)

05

Recorte as peças tendo por medida a peça da unidade do material dourado, conforme imagem.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em projetos

Os educandos são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico.

Concluindo sem concluir

Reserve o tabuleiro para que seus educandos possam exercitar a multiplicação e divisão em casa utilizando o tabuleiro.

Importante:
Após utilizar o tabuleiro por algumas vezes, é importante também ir realizando a transição para o caderno. Realize a mesma conta para perceber o processo e, pouco a pouco, realize sem utilização do material.

Areia mágica

Porta-copos especial

Dança das laranjas

Uma gota de cada vez

Matemática colorida