Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Antes de realizar a prática deste experimento, apresente a seus educandos um caleidoscópio. Incentive que falem de suas percepções ao olhar o movimento do caleidoscópio.
Depois apresente imagens de Figura-Fundo e dialogue com seus educandos sobre as percepções de cada um.
Para seu conhecimento, essas figuras podem ajudar a compreender os princípios de Psicologia da Gestalt ou Percepção Figura-Fundo, que se refere à tendência do sistema visual para simplificar uma cena com um objeto principal que nós estamos olhando (a figura) e tudo o que forma o fundo.
Dá uma olhadinha neste material do site Visão na Infância, é bem interessante e pode te ajudar muito na hora de estimular a percepção dos educandos.
Figura-fundo: alguns princípios para ajudar você na hora de estimular
O sistema visual permite que possamos captar e perceber os objetos através da luminosidade em um complexo processamento cognitivo. Explique da maneira mais simples possível:
Como funcionam nossos olhos e o que vemos?
Quando você olha para alguma coisa, como um objeto colorido ou um desenho, seu olho faz um trabalho incrível para te mostrar o que está vendo. Isso é um pouco como magia, mas na verdade é ciência!
Primeiro, a luz que vem dos objetos viaja em ondas, como pequenas ondas no mar, e entra nos seus olhos. Seus olhos são como câmeras especiais que pegam essas ondas de luz e as transformam em imagens que você vê.
Dentro dos seus olhos, há uma parte chamada sistema visual que ajuda a interpretar essas imagens. Cada pessoa tem um sistema visual único, o que significa que todos podem ver as coisas de um jeito um pouco diferente.
Quando seu cérebro recebe essas imagens, ele as transforma em sensações. É como se seu cérebro fosse um artista que pinta as imagens que seus olhos enviam, e você pode sentir coisas como alegria, surpresa ou até mesmo fome!
Então, quando você vê algo, é uma combinação da luz com os seus olhos, e como seu cérebro interpreta tudo isso para você.
É uma verdadeira equipe trabalhando para te mostrar o mundo ao seu redor!
Aprofunde seus conhecimentos em: Visão – anatomia da sistema visual humano – InfoEscola.
Este experimento objetiva:
Estudo sobre Ilusão de ótica.
Sistema visual humano.
Fenômeno óptico.
Artes: Sugere-se apresentar aos educandos o vídeo:
ILUSÃO DE ÓTICA SIMPLES | Como fazer ilusão de ótica fácil
E então estimule-os a fazerem seus próprios desenhos de ilusão de ótica.
Ciências: Estudo do sistema visual. A partir do sistema visual, expanda o assunto para o debate sobre doenças da visão, a influência dos eletrônicos no sistema visual humano etc.
História e tecnologia: Você pode propor pesquisas sobre o uso da visão como forma de reconhecimento, o estudo da tecnologia ligada à visão e o estudo da íris.
Matemática: Explore o estudo de ângulos, partindo da inclinação dos espelhos do caleidoscópio.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Comecem colando os três espelhos de forma que formem um triângulo.
Utilizem a fita adesiva para facilitar seu trabalho.
Em seguida, cubram todo triângulo formado com as folhas de jornal.
Finalizem esta etapa com fita adesiva ao redor de toda a peça.
Logo após, coloquem a peça feita nos passos anteriores dentro do tubo de papel-toalha.
Desenhem o círculo da extremidade do tubo no papel cartão e recortem.
Desenhem a extremidade do tubo de papel-toalha no plástico transparente e recortem.
Em seguida, coloquem o círculo de plástico dentro do tubo e, logo após, joguem as miçangas coloridas por cima deste círculo transparente.
Cubram a extremidade com miçangas com a folha de plástico. E passem fita adesiva ao redor para selar a emenda.
Façam um pequeno furo circular no centro do círculo do papel cartão e colem na outra extremidade do tubo.
Para finalizar, é só encapar com o papel de presente.
E está pronto o caleidoscópio!
Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.
Cada educando poderá compartilhar com seus amigos e familiares o caleidoscópio, propondo relatos e trocas sobre as sensações e percepções de cada um sobre e experimento.