Culinária

5º ano

Os sentidos e as sensações

Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.

Criando ambiente para autonomia

*Observem o mapa e tentem imaginar o que está por vir nesse experimento!

Envolvendo

Antes de realizar este experimento, sugere-se realizar com os educandos uma degustação com olhos vendados, utilizando frutas diversas.

Explore aqui questões como:
Quais características podemos identificar nessas frutas utilizando o tato?

Quais características podemos identificar nesses objetos utilizando o olfato?

Quais características podemos identificar utilizando o paladar?

Após a experiência da degustação, façam juntos o bolo tropical.

Hora da receita

Ingredientes da massa:
3 ovos
1 copo de iogurte natural (170 g)
½ copo (medida do copo do iogurte) de óleo (100 ml)
1 e ½ copo (medida do copo de iogurte) de açúcar (220 g)
2 copos (medida do copo de iogurte) de farinha de trigo (220 g)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó (12 g)

Modo do preparo:
No liquidificador, coloquem os ovos, o iogurte natural, o óleo e o açúcar.
Batam até ficar homogêneo.
Despejem em uma vasilha maior e adicionem aos poucos a farinha de trigo.
Por último, adicionem o fermento químico em pó e misturem delicadamente.
Despejem em uma forma (tipo ballerine) untada com manteiga e enfarinhada no tamanho de 24 cm de diâmetro.
Levem ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.
Ingredientes do Creme Belga de leite Ninho
2 copos (tipo requeijão) de leite (500 ml)
3 colheres (sopa) de amido de milho (30 g)
1 lata de leite condensado (395 g)
5 colheres (sopa) de Leite Ninho instantâneo (65 g)
1 gema passada pela peneira
½ colher (sopa) de essência de baunilha (7 ml)

Ingredientes da decoração:
Kiwi; Morangos; Uvas (tipo Vitória); Uvas (tipo Rubi); Manga (tipo Tommy); Physalis; Flores (crisântemo).

Modo do preparo do creme belga:
Em uma panela, coloquem o leite, o amido de milho e misturem para dissolver bem.
Em seguida, juntem o leite condensado, o leite Ninho, a gema passada pela peneira e a essência de baunilha.
Levem ao fogo baixo e mexam sem parar até ganhar mais consistência.
Assim que começar a borbulhar, contem mais 5 minutos e continuem mexendo.
Retirem do fogo, despejem em um recipiente, cubram com plástico filme, deixem esfriar e levem à geladeira por 2 horas.

Montagem:
Desenformem o bolo, completem com o recheio de creme belga de Leite Ninho, alisem bem e decorem com frutas de sua preferência.
Levem à geladeira até o momento de servir.

Você pode acessar a receita em: Bolo Tropical de Frutas e Creme Belga de Leite Ninho | Dika da Naka

Bússolas

Este experimento objetiva estimular os sentidos e explorar as sensações e percepções do mundo. Os hábitos alimentares de uma região espelham muito da sua cultura, das tradições, dos costumes dos povos que ali habitaram e ainda habitam. A permanência atemporal de alguns hábitos alimentares e práticas gastronômicas refletem um panorama cultural que desenha muito de cada região. Através da gastronomia, é possível identificar uma sociedade, uma cultura, uma classe social, ou um tempo histórico vivido.

Para explorar mais

Geografia: Pesquise com seus educandos a culinária das regiões brasileiras, bem como sua agricultura, vegetação, frutas típicas, clima etc. E explore os destinos gastronômicos mais conhecidos do Brasil.

História: Pesquise e estude a cultura brasileira e sua diversidade, explorando os temas a partir das culinárias apresentadas e da influência dos colonizadores e dos povos tradicionais e originários de cada região. Amplie ainda mais os temas da pesquisa com estudos sobre o Patrimônio Cultural e Gastronômico e o Patrimônio Ambiental ou Natural.

Português: Crie com seus educandos um caderno de receitas típicas de cada região.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. Coloquem as mãos na massa!

01

Depois dessa receita deliciosa, que tal fazer um slime e aguçar o sentido do tato?

02

Escolham um detergente transparente para fazer o slime transparente.

03

Virem o frasco, com a tampa fechada, e esperem todas as bolhas subirem.

04

Coloquem metade do conteúdo do detergente em um recipiente.

05

Adicionem um tubo de cola transparente.

06

Acrescentem uma gota de corante com a cor escolhida; podem adicionar glitter.

07

Misturem uma colher de café com bicarbonato de sódio e 150 ml de água boricada.

08

Adicionem o ativador aos poucos; (receita do ativador: 3 colheres de talco; 1 colher de sobremesa de água boricada; 1 colher de sopa de cola branca, ou um pouco mais se necessário).

09

Guardem em um pote com tampa e deixe descansar por algumas horas.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em projetos

Os educandos são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico.

Concluindo sem concluir

Sugere-se realizar uma tarde de degustação da culinária de cada região. Pode-se dividir em equipes ou pares e solicitar que cada equipe ou par traga um prato típico da sua região para ser compartilhado por todos.

Sentidos e sensações – 1

Aromas e delícias

Experiências gustativas

Sentidos e sensações – 2

Uma cor puxa a outra

Culinária do corpo humano