Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Dialogue com seus educandos sobre as seguintes questões:
Qual a força que a água tem?
Como e onde podemos sentir essa força?
O estudo sobre os tipos de energia permite que se explore com os educandos diversas possibilidades, E aqui a ideia é discutir sobre a produção de energia hidrelétrica.
Geografia:
Estude no mapa a localização das usinas hidrelétricas brasileiras com seus educandos.
História:
Pesquise com os educandos qual a primeira hidrelétrica brasileira.
Matemática:
Estude as medidas utilizadas para a montagem da maquete a ser construída.
Educação Ambiental:
Estude os impactos das hidrelétricas sobre o meio ambiente e a vida da fauna, da flora e do ser humano. Pesquise com seus educandos sobre o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Fale sobre o impacto ambiental na construção de hidrelétricas em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região.
Sugere-se o estudo de caso de uma construção de usina onde esses impactos possam ser observados pelos educandos.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. É hora de colocar as mãos na massa!
Para compreender o o processo de montagem da Hidrelétrica caseira, clique no link e acompanhe os vídeos:
Parte 01: https://www.youtube.com/watch?v=Ac-Uob6D3Gc&t
Parte 02 : https://www.youtube.com/watch?v=3-L-gUk0oOY
Neste método, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico.
Sugere-se que o projeto seja compartilhado com toda a escola. Convide outras turmas para conhecer o projeto da mini hidrelétrica. Ah, e proponha que seus educandos dêem um nome à hidrelétrica criada!