Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.
Observem a imagem ao lado
Explorem todas as percepções possíveis: postura, o olhar, semelhanças e diferenças físicas. Leve seus educandos a perceberem que a maior riqueza do humano está na diferença.
A diferença é o que torna rica a nossa existência.
Assista com os educandos ao vídeo de contação do livro “Diversidade”, de Tatiana Belinky, aproveite para debater as questões relativas à riqueza que reside nas diferenças e, ainda, explore o rico vocabulário do texto.
Diversidade – Tatiana Belinky
O corpo humano é uma máquina perfeita. Todos os sistemas funcionam a partir de sua atuação conjunta. Assim como todos os seres vivos, com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que por sua vez, formam sistemas.
A ideia aqui é assimilar os níveis de organização do corpo humano. E você pode propor a rotação por estações, organizada de acordo com os objetivos da sua turma.
Educação Física:
Questione e desenvolva o tema: por que manter o corpo em movimento e realizar exercícios físicos diários são fundamentais para qualidade de vida?
Português:
Estudar os elementos que compõem uma narrativa:
Personagens – Podem ser pessoas, animais ou criaturas que vivem a história. E podem ser os heróis, vilões, ou até mesmo coadjuvantes. Cada personagem tem suas características, como nome, aparência e personalidade.
Enredo – Sequência de eventos que acontecem na história. É como um filme em que temos uma introdução, um desenvolvimento e um desfecho.
Ambiente/Cenário – Lugar onde a história acontece. Pode ser uma floresta mágica, uma cidade moderna ou até mesmo uma escola. O ambiente ajuda a criar a atmosfera da história e pode influenciar os personagens e os eventos.
Narrador – Voz que conta a história. Ele pode ser um personagem da história ou alguém que está fora dela. O narrador pode ter uma visão completa do que acontece ou apenas saber o que um personagem sente e pensa. Demonstre essa diferença para os educandos com exemplos e faça eles perceberem como o narrador diferente (em primeira ou terceira pessoa, por exemplo) muda a maneira como vemos a história.
Conflito – Problema ou desafio que os personagens enfrentam. Pode ser um desentendimento entre amigos, uma aventura para encontrar um tesouro ou até mesmo uma batalha contra um monstro. O importante é soltar a imaginação!
Tema – Ideia principal da história. Pode ser sobre amizade, coragem, amor ou qualquer outro assunto que o autor queira transmitir. O tema é o que faz a história ressoar com os leitores e muitas vezes nos faz refletir sobre a vida.
Artes:
Crie com os educandos os moldes para pintura dos biscoitos.
História:
O povo brasileiro e sua diversidade pelo olhar de Tarsila do Amaral.
“O Casamento”, quadro de 1940, pintado por Tarsila do Amaral. A obra retrata a diversidade étnica da população brasileira, com a miscigenação de europeus, africanos e indígenas na concepção de população.
Fonte de pesquisa: O Casamento | Enciclopédia Itaú Cultural
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Pegue uma tigela e peneire a farinha, o açúcar e o fermento em pó.
Adicione a margarina (em temperatura ambiente para facilitar a mistura) juntamente com as raspas de limão.
Misture a margarina com a farinha (e o resto dos ingredientes mencionados acima) com as mãos, fazendo com que se desfaça pouco a pouco e no final fique com uma textura arenosa e desfiada.
Preaqueça o forno a 180 ° C.
Forme um vulcão na massa de biscoitos e despeje os ovos e a baunilha no centro. Misture bem e, quando a massa se tornar mais compacta, amasse com as mãos. Amasse até todos os ingredientes se integrarem e formar uma massa úmida e macia.
Deixe a massa repousar alguns minutos coberta com um pano limpo.
Quando a massa de biscoito aumentar ligeiramente o seu volume, polvilhe um pouco de farinha sobre a mesa e amasse-a até conseguir estendê-la sobre a superfície e esticá-la com a ajuda de um rolo.
Corte os biscoitos com o formato de corpo.
Asse os biscoitos durante 10 minutos, no máximo. Dependendo da potência do seu forno, pode levar mais ou menos tempo. Quando dourarem, retire-os do forno e deixe esfriar.
Comece por reunir os ingredientes nas quantidades indicadas.
Bata as claras por 2 a 3 minutos ou até ficarem bem firmes e depois acrescente duas colheres de sopa de açúcar para cada clara.
Separe em porções pequenas e podem colorir nas cores que desejarem para representar o sistema estudado.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Após o estudo, desfrutem as produções com o acompanhamento de um chá da hortelã.