Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Apresente aos seus educandos esta canção:
“Amarelo, azul e branco”.
Deixa eu me apresentar
Que eu acabei de chegar
Depois que me escutar
Você vai lembrar meu nome
É que eu sou dum lugar
Onde o céu molha o chão
Céu e chão gruda no pé
Amarelo, azul e branco
Deixa eu me apresentar
Que eu acabei de chegar
Depois que me escutar
Você vai lembrar meu nome
É que eu sou dum lugar
Onde o céu molha o chão
Céu e chão gruda no pé
Amarelo, azul e branco
Eu não sei (não sei), não sei (não sei)
Não sei diferenciar você de mim
Não sei (não sei), não sei (não sei)
Não sei diferenciar
Ao meu passado
Eu devo o meu saber e a minha ignorância
As minhas necessidades, as minhas relações
A minha cultura e o meu corpo
Que espaço o meu passado deixa para a minha liberdade hoje?
Não sou escrava dele
Eu vim pra te mostrar
A força que eu tenho guardado
O peito ‘tá escancarado
E não tem medo, não, não tem medo
Eu canto pra viver
Eu vivo o que tenho cantado
A minha voz é meu império
A minha proteção
Eu vim pra te mostrar
A força que eu tenho guardado
O peito ‘tá escancarado’
E não tem medo, não, não tem medo
Eu canto pra viver
Eu vivo o que tenho cantado
A minha voz é meu império
A minha proteção
Meu caminho é novo, mas meu povo não
Meu coração de fogo vem do coração do meu país
Meu caminho é novo, mas meu povo não
O Norte é a minha seta, o meu eixo, a minha raiz
E quando eu canto cor
E quando eu grito cor
E quando eu espalho cor
Eu conto a minha história
Não sei (não sei), não sei (não sei)
Não sei diferenciar você de mim
Não sei (não sei), não sei (não sei)
Não sei diferenciar
Fonte: LyricFind
Compositores: Ana Clara Caetano Costa / Vitoria Fernandes Falcao
Letra de Amarelo, azul e branco © Universal Music Publishing
A canção está disponível em:
ANAVITÓRIA, Rita Lee – Amarelo, azul e branco
Leve seus educandos a pensar sobre por que algumas roupas nunca mancham, enquanto outras mancham facilmente. Dependendo do tecido e do corante utilizado, obtém-se um resultado diferente. Para tingir um tecido, o corante precisa interagir mais com o fio do tecido. Esse experimento objetiva perceber a diferença entre tecido natural e sintético.
Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, são produzidos a partir de fibras naturais e possuem três origens distintas: a animal, como a lã e a seda; a vegetal, como o linho e o algodão e a mineral, como amianto.
Já os tecidos sintéticos, são produzidos pelo homem, usando como matérias-primas produtos químicos da indústria petroquímica, como por exemplo: o plástico, poliéster, poliamida, acrílico entre outros.
Da mesma forma, os tecidos artificiais são parecidos com os sintéticos, a diferença é que esses tecidos são feitos a partir de “fibras celulósicas” ou “fibras proteínicas”, tais como acetatos e viscose. Essas fibras vêm geralmente do milho e óleos vegetais.
Ciências:
Sugere-se o estudo dos tipos de corantes.
Artes:
Confeccione com seus educandos uma colcha de retalhos. E organize um roteiro teatral para a canção de Anavitória.
Português:
Estudo do gênero poesia a partir do seguinte poema:
Sou feita de retalhos.
Sou feita de retalhos.
Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.
Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior…
Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade…
Que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa.
E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados…
Haverá sempre um retalho novo para adicionar a alma.
Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim.
Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias.
E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de “nós”.
Poema de Cris Pizzimenti
História:
Estude a letra da canção apresentada no ‘Envolvendo’ e as questões históricas presentes na letra.
Matemática:
Interprete com seus educandos a leitura das etiquetas das roupas.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Dissolva o suco em pó em meio copo de água.
Corte pequenos quadrados de diversos tecidos brancos.
Coloque o copo com o suco e os tecidos em um forno micro-ondas e aqueça por um minuto, sem deixar ferver. Pode aquecer também no fogão.
Deixe a mistura esfriar e retire os quadrados de tecido de dentro do copo, utilizando a pinça.
Coloque-os dentro de um recipiente com água limpa, agite-os tirando o excesso de corante e deixe secar completamente.
Observe como cada tecido absorve a coloração. A dica para escolha dos tecidos é ler a etiqueta indicativa da composição do tecido.
É um gênero de caráter documental que apresenta em detalhes as etapas de um experimento. Essas informações objetivam fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
Sugere-se que os educandos fotografem em casa algumas etiquetas de roupas manchadas para comparar com o experimento e descobrir por que manchou: pela composição do tecido, por não ter seguido a orientação de lavagem etc.