Mágica

5º ano

Camiseta estampada

A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.

Criando ambiente para autonomia

Água sanitária

Camiseta velha preta e sem estampa

Água oxigenada

Estilete

Caneta marcador

Borrifadores vazios

Adesivo ou folha de papel para molde ou folha de papel manteiga

Envolvendo

Vamos experimentar como estampar uma camiseta sem usar tinta? E que tal experimentar ainda outras técnicas de pintura, como o Tie-Dye, por exemplo?

Bússolas

Estimule seus educandos a perceber a reação química provocada pela água sanitária em contato com o fio do tecido.

Para explorar mais

Artes:
Estude o que é customização e como realizá-la em roupas.
E mais! Aproveite a oportunidade para falar sobre o mundo da moda com seus educandos.
Alguns tópicos que podem ser pesquisados são: a evolução da moda ao longo das décadas – os alunos podem criar uma linha do tempo ilustrada com trajes típicos de cada década; a moda e a Revolução Industrial – compare roupas feitas à mão e roupas produzidas em massa, refletindo sobre o impacto na sociedade; personagens ícones da moda, como Coco Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent; a moda como uma forma de expressão artística – proponha criar esboços de roupas inspirados em obras de arte famosas, como “A Noite Estrelada” de Van Gogh, por exemplo; como movimentos artísticos (como o Surrealismo ou o Modernismo) influenciaram a moda.

DICA:
Crie uma “exposição” na sala de aula onde os alunos apresentem suas criações ou roupas de diferentes períodos.

Educação Ambiental:
Pesquise por que a customização é uma possibilidade de diminuição do impacto ambiental causado pela nossa forma de consumo.

Matemática:
Estude o consumo da produção de uma peça jeans. Uma calça jeans consome quase 4 mil litros de água ao longo de seu ciclo de vida, e quando lavadas, liberam fibras que poluem o meio ambiente. Quais são os impactos verificados no Brasil causados pela Indústria Têxtil? Proponha projetar um gráfico com os dados desse levantamento.

História:
A Indústria têxtil no Brasil foi uma das pioneiras no processo de industrialização. Porém, antes mesmo da chegada dos portugueses, os povos originários já praticavam atividades artesanais, utilizando técnicas como o entrelaçamento manual de fibras vegetais.
No período colonial, todas as fábricas de tecidos foram fechadas, devido a um alvará de Dona Maria I, exceto as que produziam roupas para escravos e embalagens. Esse alvará tinha como objetivo evitar que recursos agrícolas e extrativistas fossem para as indústrias têxteis. O mesmo foi revogado com a chegada de Dom João VI. Porém, devido a um tratado entre Portugal e Inglaterra, os tecidos brasileiros não conseguiam competir com os tecidos ingleses.

A automação da indústria têxtil coincidiu com a Revolução Industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser substituídas por máquinas a vapor e, mais tarde, por motores elétricos. É interessante observar também que a indústria têxtil foi pioneira no controle de máquinas por dispositivos binários, através dos cartões perfurados usados nos teares Jacquard.

Hoje, o Brasil é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também nos segmentos de fitness e lingerie. A indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos). São cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e quase 8 milhões de empregos indiretos em mais de 33 mil empresas em todo o país. Desses profissionais, 75% são mulheres, que fazem parte da 4ª maior folha de pagamento do setor.
Destaca-se como estimulador da criação de outras indústrias, bem como seu desenvolvimento no comércio exterior, onde compete com países de maior tradição, proporcionando uma geração líquida de divisas das mais significativas de todo o setor industrial nacional.

O setor têxtil dentro das lojas tem ganhado mais destaque ao longo dos anos. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os departamentos têxteis e bazar, juntos, corresponderam a 7,2% de participação das seções de faturamento dos supermercados brasileiros, em 2011.

Esse conteúdo está disponível em:
Indústria têxtil no Brasil – Ativa Têxtil – Goiânia – Go

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Faça um desenho no adesivo usando a caneta marcador. Desenhos simples funcionam melhor.

02

Apoie o adesivo numa base firme de madeira ou papelão e recorte com estilete.

03

Cole o adesivo na camiseta, na posição em que desejam que o desenho fique.

04

Proteja a camiseta cobrindo-a com folhas de papel, tanto nas laterais quanto por dentro, para evitar que manche as costas da camiseta.

05

Coloque água sanitária no borrifador.

06

Borrife com cuidado sobre o desenho.

07

Coloque a água oxigenada em outro borrifador, e quando o desenho estiver na cor desejada, borrife a água oxigenada sobre o desenho.

08

Retire os papéis ao redor que protegiam a camiseta e remova o adesivo para avaliar o resultado da estampa sem tinta.

Metodologia Ativa sugerida | Estações de Aprendizagem

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.

Concluindo sem concluir

Criem uma exposição dos resultados da estamparia.

Criando uma nuvem

Estrela mágica

A estação das flores

Ao infinito

Tinta secreta

Por aí vai