Experiência que será realizada no laboratório.
Explore e questione:
Seres invisíveis? PRESENTE!
Quem são eles?
E o que possuem em comum com os objetos da imagem abaixo?
Este experimento objetiva iniciar com os educandos o estudo da Microbiologia: ciência que estuda organismos como fungos, vírus, protozoários e bactérias.
Língua Portuguesa:
Estude como realizar o registro de um experimento.
Para registrar experimentos científicos, siga algumas diretrizes:
Escolha um título claro e informativo que resuma o objetivo do experimento.
Defina claramente o que você deseja descobrir ou aprender. Ou seja, o objetivo do experimento.
Peça aos alunos que formulem uma hipótese, uma previsão do que acham que vai acontecer.
Descreva passo a passo como realizar o experimento. Use frases curtas e claras.
Oriente os alunos a registrar suas observações durante o experimento.
Podem usar tabelas ou gráficos para visualizar os dados coletados.
Peça que descrevam o que ocorreu durante o experimento, o resultado propriamente dito.
Se possível, que apresentem os dados de forma gráfica. Incentive seus educandos a analisar os resultados e comparar com a hipótese inicial.
Pergunte: “Os resultados confirmaram ou refutaram sua hipótese? Por quê?” Ajude-os a escrever uma conclusão resumindo o que aprenderam com o experimento e sua importância. Incentive a inclusão de fotos, desenhos ou diagramas que ilustrem o experimento e seus resultados.
Por fim, você pode promover uma conversa sobre o que funcionou bem, o que poderia ser melhorado e como poderiam testar novas hipóteses. Nesse momento, alguns educandos podem apresentar os seu registros.
Educação Ambiental:
Estimule a pesquisa com seus educandos.
Como os fungos e as bactérias atuam na decomposição de matéria orgânica ou fazem associação mutualística com outros microrganismos? Qual relação pode-se estabelecer destes microrganismos com a fotossíntese?
Artes:
Proponha construir em 3D a estrutura dos microrganismos. Sugere-se utilizar materiais diversos (tampas de vidro, tecidos, garrafas e tampas Pet) coletados antecipadamente com os educandos.
Estrutura dos vírus
Estrutura dos fungos
Estrutura das bactérias
Estrutura dos protozoários
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Material (para o meio de cultura)
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Material (para a experiência)
Duas placas de Petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote.
Misture ao caldo de carne.
Passem o cotonete no chão, entre os dentes ou ainda entre os dedos dos pés. A ideia é ‘sujar’ o cotonete no meio de cultura para contaminá-lo.
Tampe as placas de Petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico.
Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita.
Depois de três dias, observe as alterações.
Após os três dias, é chegado o momento de explorarem as hipóteses. Registrem o que ocorreu!
Será que os desinfetantes e outros produtos que prometem acabar com os microrganismos são eficientes?
Material
Bactérias criadas no primeiro experimento
1 placa de Petri limpa (ou tampa de margarina), com meio de cultura.
1 pedaço de filtro de papel
1 pinça
1 tubo de ensaio
1 copo de desinfetante, água sanitária ou antisséptico bucal
1 estufa (é possível improvisar uma com caixa de papelão e lâmpada de 40 ou 60 watts)
Água
Raspem um pouco das bactérias que estão nas placas já contaminadas, diluam-nas em algumas gotas de água (usem um tubo de ensaio) e espalhem a mistura de água com bactérias na placa de Petri com meio de cultura.
Com a pinça, molhem o filtro de papel no desinfetante (se usaram as bactérias criadas com a sujeira do chão ou do dedo) ou no antisséptico bucal (se usaram as originadas da placa bacteriana dentária).
Coloquem o filtro no meio da placa contaminada por bactérias e guardem-na na estufa. Aguardem alguns dias. Quanto melhor o produto, maior será a auréola transparente que aparecerá em volta do papel. Se for ineficaz, nada acontecerá.
Para serem eficientes, os produtos devem impedir o crescimento dos microrganismos. Os bons desinfetantes usam compostos com cloro ou outros produtos químicos tóxicos para alguns micróbios.
Esse conteúdo foi adaptado de: Criatividade e Ciência: EXPERIMENTO – CULTIVANDO BACTÉRIAS – 2O. ANO – EM – PROFESSORA ROSANE SANTOS.
É um gênero de caráter documental que apresenta em detalhes as etapas de um experimento. Essas informações objetivam fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
Solicite aos educandos que realizem nas suas casas o experimento e registrem os resultados.