Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Apresente as imagens, explore e questione seus educandos: O que vocês estão vendo nessas imagens?
Aqui nosso experimento é a base para realização de estudos sobre: Feudalismo, Deuses do Olimpo e outras possibilidades que você pode definir e desenvolver com seus educandos.
História:
Promova uma sessão de cinema com o filme “Percy Jackson: O ladrão de Raios”.
Sinopse: Os deuses do Olimpo estão vivos em pleno século 21, pelo menos no livro do norte-americano Rick Riordan, “O Ladrão de Raios”, primeiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos.
A obra conta a saga de um garoto de 12 anos que, nos dias atuais, vê a professora de Matemática se transformar em um monstro mitológico e descobre ser o filho de Poseidon, deus do mar na mitologia greco-romana. Entre uma aventura e outra, surgem temas, como dificuldade de aprendizado, e valores, como amizade e lealdade.
Você pode aproveitar para localizar a mitologia no tempo histórico, talvez até introduzindo uma noção temporal da filosofia grega, desde os pré-socráticos a Aristóteles, passando por Sócrates e Platão. É uma excelente oportunidade para falar sobre conceitos centrais da “República” de Platão, como justiça, tipos de governo (a aristocracia, a timocracia e a democracia), a ideia de que os governantes devem ser filósofos, educação e virtude, a teoria das ideias etc.
Artes:
Sugere-se organizar duplas para apresentarem os personagens mitológicos. Estimule seus educandos a criar o figurino, estudar detalhes de seus mitos e pensar em diferentes maneiras de representá-los.
Podem construir juntos um grande templo como cenário. Pesquisem sobre a arquitetura na Grécia antiga.
Disponível em: Templos Gregos | Arquitetura em Passos.
Geografia:
Sugere-se que se construa o mapa das religiões do mundo, que pode ser impresso em folha de planta arquitetônica e completado com uma referência de cada religião (esses objetos podem ser produzidos com biscuit).
Com o processo de globalização, não existem mais limites geográficos para as grandes religiões mundiais. A migração e o avanço das tecnologias de comunicação fizeram com que, por exemplo, o islamismo entrasse na Europa e os Estados Unidos tivessem quase 3,7 milhões de adeptos do budismo. Mas essa troca cultural também tem gerado conflitos religiosos. Por isso, é necessário entender um pouco a complexidade e a diversidade de crenças no mundo para promover o respeito pela fé do outro.
Matemática:
Proponha construir uma pirâmide utilizando pedaços de madeira para representar a distribuição da sociedade feudal.
Estude as porcentagens apresentadas nas estatísticas e dados sobre as religiões do mundo.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Misturem todos os ingredientes na tigela de vidro, menos o creme para as mãos.
Mexam bem até que todo amido esteja dissolvido.
Em seguida, leve a tigela ao micro-ondas por 3 minutos.
É importante lembrar que a cada 1 minuto deve-se abrir o micro-ondas e mexer tudo com a colher de pau.
Assim que a massa estiver totalmente cozida, espalhem o creme para as mãos numa superfície de mármore ou de granito, de preferência.
A massa tem que ser amassada com muito cuidado, ainda quente, pois isso vai garantir um resultado satisfatório.
Quando a massa estiver terminada e se encontrar numa consistência homogênea, faça um rolinho, para evitar as bolhas de ar.
Coloque a massa em um saco plástico ou envolva em filme plástico.
Quando a massa de biscuit esfriar, ela provavelmente vai estar suada. Então é necessário secá-la com um pano de prato e colocá-la em outro saco plástico seco.
Para tingir o biscuit pode-se usar tinta de tecido, tinta crílica em bisnaga, corante para biscuit ou tinta a óleo.
Antes da modelagem, pesquisem cada um dos mitos e como influenciaram a cultura na Grécia antiga. Quais eram seus atributos?
Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.
Divida o grupo em pares incentivando que eles troquem ideias sobre o que foi estudado e elejam juntos como realizar o experimento: a criação do vitral. E depois peça que eles expliquem sua arte e como foi realizada, passo a passo.
Faça um convite a todos da escola para assistirem as representações e visitarem as produções em 3D dos personagens da sociedade Feudal e os Deuses. Organizem o espaço com elementos cênicos da época, pensem na trilha sonora, nos detalhes dos figurinos e coloquem fichas explicativas nas miniaturas modeladas.
Registrem o momento!