Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.
Convide seus educandos para um tour virtual pelo Labirinto da música, um lugar único.
Confira:
passeio virtual pelo labirinto da música – Uaná Etê (uanaete.com)
Trata-se de um um percurso interativo planejado pela paisagista Maritza Orleans e Bragança, que faz você refletir sobre a importância da música como ciência.
Esse experimento objetiva possibilitar o estudo sobre propriedades da água e de superfícies super hidrofóbicas.
Artes:
Pode-se decorar a parte externa do seu labirinto utilizando tecidos diversos ou tinta para madeira.
E aproveite também para mostrar aos educandos o maior museu a céu aberto do mundo: Instituto Inhotim! Localizado no município de Brumadinho, a 65 km ao sul de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim tem 140 hectares de área. Por todo esse gigantesco espaço se espalham diversas galerias de arte de mais de 60 artistas, de 38 nacionalidades diferentes! E tudo integrado com a natureza! Sim, porque Inhotim, além de um dos mais importantes centros de arte contemporânea, é também um jardim botânico, com mais de 4.300 espécies nativas brasileiras e exóticas de várias partes do mundo.
Dá uma olhadinha nessa matéria sobre o Inhotim:
Matemática:
Sugere-se utilizar a ideia do labirinto para criar desafios matemáticos envolvendo os conteúdos desenvolvidos nesse período do conteúdo curricular.
História:
E já que estamos falando de labirintos, que tal falar mais um pouco sobre mitologia, história e geografia e apresentar aos seus educandos o Mito do Labirinto do Minotauro?
Olha só essa matéria:
A casa da fera: a incrível descoberta que remete a… | VEJA (abril.com.br)
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Para iniciar, criem um modelo de labirinto que poderá ser feito utilizando o Adobe Illustrator, mas podem também criar o próprio labirinto, utilizando o Inkscape, que é um programa gratuito.
Criem um quadrado de cantos arredondados de 20 x 20 cm. Esse desenho do quadrado será usado para cortar a base do labirinto.Com a régua e o lápis, façam divisões triangulares no círculo, todas com o mesmo tamanho, como uma pizza.
Desenhem em seguida as paredes do labirinto, deixando uma “entrada” e uma “saída”.
Criem três peças, com paredes de 2 cm de largura, que serão o contorno do labirinto e uma região central.
O segredo do labirinto é que a superfície da madeira deve ficar totalmente coberta com a fuligem de uma vela.
Retire qualquer material inflamável de perto da chama e façam essa etapa tomando todo cuidado.
Aproximem a madeira do alto da chama da vela e movimentem a madeira o tempo todo. Isso é importante para não deixar o calor acumular em um único ponto da madeira.
Apliquem a fuligem diversas vezes, de modo a fazer uma camada bem espessa.
Cubram todo o labirinto e ele está pronto para o uso.
Pinguem algumas gotas de água e inclinem o labirinto para movê-las pelos caminhos do labirinto. Coloquem uma gota de corante alimentício amarelo na água para tornar as gotas mais visíveis.
Explore com seus educandos as plataformas digitais disponibilizadas pelos materiais didáticos do Sesc para criar trilhas com labirintos diversos.
É o uso de elementos e mecânicas de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Isso envolve a aplicação de desafios, recompensas, competições e narrativas no contexto educacional ou corporativo, para tornar o aprendizado mais dinâmico, motivador e eficaz.
A estratégia é aplicada por professores que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis, medalhas ou rankings. Esses elementos são projetados para motivar os alunos, promover a colaboração, estimular a resolução de problemas e recompensar o progresso.
Sugere-se que cada educando ou time de educandos pesquisem um filme que apresente em seu enredo um labirinto cheio de desafios e tragam para serem votados pela turma para uma sessão de cinema e pipoca.