Utilidades

6º e 7º ano

Plástico de legumes

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

Panela

Coador

Pote de vidro grande

Vinagre

Refratário largo

Liquidificador

Glicerina

Colher

Faca

Estilete

Batata

Água

Corantes alimentícios

Envolvendo

Para iniciar a preparação deste experimento, assista com os educandos:
Mar de Plástico – uma campanha de conscientização sobre poluição marinha.
Explore o assunto e questione seus alunos sobre o tema da poluição e da sustentabilidade.

Bússolas

A maioria dos plásticos que conhecemos vem do petróleo. Cada vez mais, estudiosos e pesquisadores buscam encontrar formatos de plásticos usando recursos mais renováveis. Esses ‘bioplásticos’ são alternativas que despontam cada vez mais como uma possibilidade sustentável de consumo.
Vamos explorar um pouco mais sobre o que acontece a partir do experimento proposto:

Conforme a imagem mostra, a amilopectina , um tipo de molécula formadora do amido, possui muitas ramificações, o que torna mais difícil a interação de suas moléculas para formar o plástico. É por isso que acrescentamos o vinagre (ácido acético ou ácido etanoico – H3C ─ COOH), que reage com o amido, diminuindo as suas ramificações, que, por sua vez, são quebradas e transformadas parcialmente em amilose — moléculas lineares do amido. Com isso, a formação do plástico fica melhor. Já a glicerina (C3H5(OH)3) funciona como uma espécie de lubrificante que torna o plástico mais maleável e elástico, pois ela ficará entre as moléculas do amido, reduzindo as interações entre elas e atuando, desse modo, como um agente plastificante.
Esse conteúdo foi retirado do artigo de Jennifer Fogaça, graduada em Química.
Acesse em:
Produção de plástico biodegradável de amido de batata – Educador Brasil Escola

Para explorar mais

Artes:
Sugere-se conhecer o trabalho do designer sueco que criou o talher de plástico de batata.

Pontus Törnqvist, da Universidade de Lund, na Suécia, projetou utensílios feitos com fécula de batata. Os canudos, talheres e embalagens foram criados para combater o volumoso desperdício das empresas de fast food, que optam por polímeros por serem mais baratos, resistentes e práticos. No entanto, o plástico de Pontus, feito de amido de batata e água, conta com as mesmas qualidades, mais o bônus de não ferir a natureza e se decompor rapidamente.

Assistam juntos ao vídeo:
Sueco produz sacolas e talheres biodegradáveis a partir de batatas – Noticias R7

Português:
Sugere-se a realização de um Fotodocumentário sobre alternativas sustentáveis de consumo.

Mas o que é um Fotodocumentário?

É um tipo de trabalho que usa fotografias para contar uma história ou mostrar uma realidade. Imagine que você tem um tema que quer explorar, como a vida nas ruas, a cultura de um bairro ou a importância da natureza. O fotodocumentário reúne várias fotos que capturam momentos, pessoas e lugares relacionados a esse tema.

Essas fotos são acompanhadas de textos que explicam o que está acontecendo nas imagens, dando mais contexto e informação. É como se fosse um livro, mas em vez de palavras, ele usa imagens para transmitir ideias e sentimentos. Os fotodocumentários podem ser usados para mostrar problemáticas sociais, eventos climáticos, histórias de vida etc. Eles ajudam a dar voz a quem muitas vezes não é ouvido e fazem com que a gente pense sobre o mundo de maneira diferente!

Inglês:
Assistam juntos e explorem o vocabulário do vídeo:
Plastic Pollution Video.

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Cortem as batatas em rodelas, coloquem no liquidificador e cubram com água, batendo até formar uma massa homogênea.

02

Passem a massa em um coador, guardando o suco de batata num pote de vidro alto.

03

Adicionem um pouco de água e deixem a mistura descansar por uns 20 minutos.

04

Retirem a água com cuidado, deixando o material branco que se acumulou no fundo do pote. É dessa massa branca que se necessita para o próximo passos.

05

Coloquem duas colheres da massa branca numa panela, acrescentem meio copo de água, 4 colheres de vinagre e 4 colheres de glicerina. Podem pingar algumas gotas de corante alimentício para colorir.

06

Levem a mistura ao fogo, sem parar de mexer, até que a mistura esteja transparente e bem grossa.

07

Transfiram para uma travessa de vidro e espalhem com uma colher, fazendo uma camada com espessura uniforme. Aguardem até a mistura esfriar e secar. Quando estiver seco é só puxar pelas pontas e soltá-lo do vidro com cuidado.

08

Podem transformar o filme plástico em adesivo, basta marcar com desenho que desejarem e recortar.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem por storytelling

Contação de uma história com o propósito de engajar os estudantes e mantê-los atentos aos tópicos apresentados durante a fala, quebrando a ideia de ensino tradicional e focando no envolvimento entre educandos e educadores. Estimula a imaginação, promove o diálogo e amplia o vocabulário e horizontes de conhecimento das crianças, além de proporcionar contato com a leitura.

Concluindo sem concluir

Para dar continuidade à pesquisa sobre as questões ambientais, sugere-se solicitar aos educandos uma pesquisa prévia sobre modelos de geração de energia sustentável.

Caleidoscópio

Vai e vem

Caixas Transparentes

Toque mágico

Mini composteira: criando um jardim

Limpando e filtrando a água