Utilidades

6º e 7º ano

Energia eólica

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

Latinha de refrigerante

Tesoura sem ponta

40 x palitos de picolé

Palito para espeto

Supercola

1 x motor cc/dc

Estilete

Caneta marcadora de slides

Régua

Braçadeira de plástico

Vento

Envolvendo

Assistam ao vídeo:

Capturando o vento

Este vídeo abre muitas possibilidades de conversas e debates, explore e questione.

Bússolas

Vamos falar sobre Energia Eólica?

Para explorar mais

Português:
Trabalhe com seus educandos o gênero textual da biografia, tendo por base a leitura do livro “O menino que descobriu o vento”, de William Kamkwamba.

A biografia é um gênero textual que conta a história da vida de uma pessoa. Ela apresenta informações sobre o nascimento, a infância, as conquistas e os desafios que essa pessoa enfrentou ao longo de sua trajetória. As biografias podem ser sobre pessoas famosas, como cientistas, artistas, escritores ou atletas, mas também podem falar sobre pessoas comuns que tiveram uma vida inspiradora. Ao ler uma biografia, você descobre mais sobre as experiências e os pensamentos da pessoa, o que ajuda a entender como ela se tornou quem é. Além disso, as biografias costumam destacar momentos importantes da vida e como essas experiências influenciaram o mundo ao redor.

Artes:
Você pode propor construir uma minicidade onde o gerador será utilizado, ou uma minicasa que possa ser iluminada pelo gerador. Estimule a criatividade artística dos educandos nessa construção!

Matemática:
Estude com seus educandos os ângulos da hélice de turbina eólica vertical.

Geografia:
Estude sobre o potencial mundial para produção de energia eólica.

História:
Quem inventou a energia eólica? Sugere-se assistir ao filme: “O menino que descobriu o vento” .

Dirigido por Chiwetel Ejiofor, “O Menino que Descobriu o Vento” é um filme baseado em uma história real que se passa no Malaui. A trama segue William Kamkwamba (autor do livro), um garoto de 13 anos que enfrenta dificuldades em sua vila devido a uma severa seca e a consequente falta de recursos. Determinado a ajudar sua comunidade, ele se inspira ao ler livros na biblioteca da escola e decide construir uma turbina eólica usando materiais reciclados. Com criatividade e persistência, William não apenas transforma a vida da sua família, mas também traz esperança e inovação para todos ao seu redor. O filme aborda temas como resiliência, educação e o poder da imaginação.

Educação Ambiental:
Estudar como a energia limpa é cada vez mais indispensável para manutenção da vida no planeta, tendo como ponto de partida o filme.

Inglês:
Sugere-se o estudo do livro em inglês ou selecionar de acordo com o nível de cada grupo de educandos trechos de diálogos do livro.

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. É hora de colocar as mãos na massa!

Para ver as imagens do passo a passo, acesse: www.comofazerascoisas.com.br
E para ver em funcionamento acesse: Mini gerador de energia eólica de palito de picolé e latinha de refri – Versão 1.0

01

Comecem cortando a latinha de refrigerante, deixando-a parecida um uma folha de papel.

02

A lata de refrigerante será usada para fazer a hélice do gerador de energia eólica. Façam um corte circular na folha da latinha de refrigerante, com um diâmetro de aproximadamente 9 cm, podem usar um copo como molde, fazendo a marcação com uma caneta de marcar slides. 

03

Após cortar o círculo, usem uma moeda de 50 centavos para marcar um pequeno círculo no centro da hélice que será o limite de cada uma das pás da hélice. Agora, marque as pás da hélice, que terá 16 pás. Usem uma régua para marcar.

04

Usando a tesoura, cortem as pás e façam uma pequena curvatura em cada uma das pás da hélice.

05

Façam um pequeno furo no centro da hélice e passem por ele o palito de espeto, que poderá ter aproximadamente 18 cm. Colem o palito com supercola na hélice, dos dois lados, e passem também supercola nas bases das pás para reforçar.

06

Para a base do gerador, coloquem 10 palitos de picolé um após o outro alinhados, passem supercola em três palitos e colem sobre os 10 palitos.

07

Peguem dois palitos e, usando o estilete, façam um furo redondo na ponta de cada um deles, esses furos devem ser suficientemente grandes para passar o palito da hélice com folga.

08

Agora, pegue 3 palitos e cole um sobre o outro. Façam dois trios de palitos.

09

Voltando aos palitos com o furo redondo na ponta (suporte da hélice), colem em ambos os lados, de cada um deles, um outro palito.

10

Agora, colem na base dos suportes da hélice um trio de palitos de cada lado, deixando uma distância entre os suportes de aproximadamente 8 cm.

11

Em seguida, colem os suportes da hélice na base do gerador eólico, passem o palito da hélice pelo suporte e o gerador de energia eólica já adquiriu seu formato.

12

Chegou a parte mais interessante, porém mais crítica, que é adaptar o motor de corrente contínua (cc/dc) no gerador. Este tipo de motor pode ser encontrado dentro de carrinhos à pilha ou pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. 

13

Você deverá colar o suporte para o motor e esse suporte deverá deixar o motor exatamente alinhado com o eixo rotatório da hélice.

Dica

É importante que seus educandos já tragam para esse experimento conhecimentos prévios sobre os tipos de energia. Selecione textos e vídeos que auxiliem seus educandos no entendimento do tema proposto.

Metodologia Ativa sugerida | Sala de aula invertida

É um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90, a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale.

Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-lo. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc.) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.

Com a ajuda da tecnologia, os alunos podem produzir e interagir com conteúdos gerados por outros e por eles mesmos de diferentes maneiras. E os educadores devem incentivar os alunos a usarem sua criatividade na maneira como compartilham e interagem esse conteúdo.

Concluindo sem concluir

Coloquem em funcionamento o gerador e registrem como se organizaram para realizar esse experimento.

Olha a chuva! Não é mentira!

Um cinema espacial

Plástico de legumes

Erosão e educação ambiental

Caixas Transparentes

Um boneco especial