Bagunça de artista

6º e 7º ano

Lanterna de luz negra

Experiência que despertará o artista que vive em cada um.

Criando ambiente para autonomia

Um celular com flash

Fita adesiva

Tesoura

Marcador permanente na cor azul

Envolvendo

Observem a imagem e discutam sobre como essa foto foi produzida.

Bússolas

A luz negra é um tipo especial de lâmpada que emite raios ultravioletas que não são visíveis para o olho humano. Porém, essa radiação é perfeita para destacar objetos fluorescentes que absorvem esses raios e os devolvem no formato de luz visível. É por isso que temos a impressão de que alguns objetos estão brilhando e emitindo uma espécie de luz própria.

Para explorar mais

História:
Pesquise com seus educandos: Como surgiu a luz negra? Sugere-se explorar como surgiu e qual o objetivo proposto. 
Foi criada durante a Segunda Guerra, pelo inventor americano Philo Farnsworth (1906-1971). Aliás, ele também é considerado o pai da televisão. Esse tipo de luz, portanto, tinha a intenção original de melhorar a visão noturna.

Português:
Faça uma fotorreportagem sobre as percepções dos objetos na luz negra. Escreva um pequeno texto ou legenda para a fotorreportagem.

Artes:
Maquiagem para festas e luz negra. Sugere-se realizar com os educandos um momento de estudo e prática sobre o tema. Você pode buscar inspiração apresentando alguns artistas como referência para seus educandos, como Jordan Hanz, por exemplo: Glam Galaxy Cat Halloween Makeup Tutorial | Jordan Hanz (youtube.com)

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.

01

Corte vários quadros pequenos de fita adesiva. O tamanho do corte deve ser o suficiente para cobrir todo o flash de seu celular.

02

Depois de cortados os pedaços, aplique a primeira camada de fita sobre o flash, cobrindo toda a lâmpada.

03

Antes de colocar a próxima camada de fita, pinte com o marcador sobre o flash, cobrindo novamente toda a extensão. Faça isso pelo menos umas quatro vezes, pintando com a caneta toda vez que colocar uma nova camada de fita.

04

Deixem o laboratório no escuro e observem materiais e objetos e como estes mudam com a luz negra.  Caso não seja possível, sugere-se fazê-lo dentro de uma caixa de papelão.

Dica

Caso prefira, pode-se também utilizar luminária e lâmpada de luz negra, explorando os materiais escolares fluorescentes.

Metodologia Ativa sugerida | Pesquisa de campo

São práticas excelentes para possibilitar que o ensino, o engajamento e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula. Como o nome dá a entender, é uma pesquisa de campo: fora da sala, com pessoas diferentes do seu convívio escolar, sobre qualquer tipo de tema.

Concluindo sem concluir

Nosso próximo experimento necessitará do material produzido neste, por isso, se usaram o celular, refaçam com seus educandos no próximo experimento, e guardem a luminária e luz prontos, caso tenham optado por usar esses recursos.

A arte dos vitrais

Muitas formas e relevos

As borboletas

Um ponto da história

Desenho mágico

Pintando sem pincel