Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Por que alguns líquidos não se misturam?
O que é densidade?
O vidro de cores é baseado na densidade dos líquidos, e o segredo está em usar líquidos de densidades diferentes que não sejam solúveis entre si, isto é, que não se misturem. Um exemplo de solubilidade é a água e o sal que, quando se misturam, formam uma solução aquosa homogênea, em uma única fase, o que nos indica que o sal se dissolveu na água.
Para que o efeito de arco-íris aconteça, é importante iniciar a colocação pelo líquido mais denso (no caso, o mel), e terminar no menos denso (álcool). Os dois líquidos devem ser colocados cuidadosamente no frasco. O mel deve ser colocado pelo centro, para evitar que ele escorra pelas paredes do frasco, evitando “sujar” e contaminar a próxima camada, a água. Os outros devem ser colocados lentamente. Oriente os educandos a colocarem os líquidos pelas bordas do vidro e deixarem.
Química:
Sugere-se o estudo sobre densidade.
Inicie explorando a imagem 1. Questione seus educandos: Por que o petróleo não afunda?
Educação Ambiental:
Estude com seus educandos sobre os problemas ambientais causados pelo derramamento de petróleo no mar.
Português:
Trabalhe o gênero textual charge, com o tema estudado em Educação Ambiental.
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.
O termo charge é oriundo do francês charger e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. As charges retratam situações da atualidade.
O Brasil tem excelentes chargistas, você pode dar uma pesquisada com seus educandos para que eles se inspirem ainda mais. Alguns deles são: Laerte Coutinho, Chico Caruso, Glauco Villas Boas, Adão Iturrusgarai, Jaguar, Millôr Fernandes, Fabiane Langona, Angeli etc. Aí vai um exemplo de uma charge com o tema do petróleo no mar, de Denny Ayres. Imagem 2
Artes:
Observe as imagens 3 e 4 com seus educandos:
Diversos manguezais foram afetados pelo vazamento de petróleo na costa brasileira, prejudicando a vida marinha e a economia local. Este, no rio Manguaba, em Porto de Pedras (PE), foi protegido por boias de contenção. A foto é de Bruna Veloso.
Imagens disponíveis em:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/
Conheçam juntos o trabalho de outros fotógrafos e proponha que seus educandos sejam também fotógrafos em uma aula de campo, onde possam observar problemas ambientais do entorno.
imagem 01
imagem 02
imagem 03
imagem 04
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Ainda sobre o experimento:
O vidro de cores pode variar suas características de acordo com a variação de calor, uma vez que a densidade depende da temperatura, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de acordo com a diminuição ou o aumento da temperatura, respectivamente.
Não conseguimos preservar durante muito tempo esta experiência, pois o mel, a água e o álcool vão acabar por se misturar e, em consequência, irão formar-se apenas duas camadas de líquidos no frasco: a de óleo e a da mistura de água, álcool e mel.
Coloque o mel cuidadosamente no frasco de vidro sem que este escorra pelas paredes.
Lave o medidor e meça a água, adicionando umas gotinhas de corante.
Incline ligeiramente o frasco, já com o mel, e escorra a água lentamente pela parede interna, voltando com cuidado o vidro para a posição normal.
Aguarde até que os líquidos se estabilizem.
A cada mudança de líquidos é importante lavar o copo medidor e medir o óleo.
Lave o medidor e meça o álcool, adicionando umas gotinhas de corante, para ficar colorido.
Aguarde que estabilize.
Este procedimento requer tempo, paciência e precisão.
ABP, ou PBL ― de Problem Based Learning, é um método de ensino, no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.
Você sabia?
Em nosso experimento, a densidade permitiu que os líquidos criassem uma nuance de cores, tendo por base o conceito da densidade. A próxima proposta é instigar os educandos e descobrir outro experimento que resulte também em cores: o arco-íris.
O arco-íris é um prisma natural, pois dentro da gota de água ou vapor, o raio do sol passa por uma refração, ou seja, ele se divide nas sete cores que compõem o fenômeno.
Estimule seus educandos a pesquisarem sobre luz monocromática e policromática e prepare-se para o próximo experimento!