Utilidades

8º e 9º ano

Motor elétrico

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1 x  ímã de barra 

Pedaço (40 cm) de fio de cobre esmaltado nº 22

Pedaços (15 cm cada) de fio cabinho nº 20

Pedaços (20 cm) de fio de cobre esmaltado nº 26

4 x tachinhas

1 x pilha de 1,5 V

1 x pedaço de madeira 10 cm x 5 cm x 1 cm

1 x alicate

1 x martelo

1 x lâmina de barbear ou estilete

Fita transparente

Envolvendo

O trem mais veloz do mundo foi construído e entregue em 2021 na China e utiliza os princípios de levitação magnética para atingir quase 600 km/h.
Devido ao efeito magnético, o trem ‘flutua’ sobre os trilhos, atingindo altas velocidades.
Isso mesmo! O veículo é do tipo “maglev” que utiliza a força de imãs para ficar suspenso, evitando contato entre a carroceria e os trilhos.
Dá uma conferida no vídeo da matéria da G1:
Conheça o trem chinês que ‘levita’ e chega a 600 km/h | Inovação | G1 (globo.com)

Bússolas

O princípio de funcionamento desses motores consiste num condutor podendo girar em torno de um eixo, percorrido por uma corrente elétrica e mergulhado em um campo magnético. É importante compreender a interação entre esses conceitos para que seus educandos possam pensar nessa força magnética que age na bobina, onde ocorre a transformação da energia elétrica em energia cinética, e assim atingirem sucesso no experimento. Antes de iniciar a atividade prática, relembre os educandos os cuidados necessários para segurança de todos.

Para explorar mais

Português:
Elabore e registre, passo a passo, o projeto de construção do experimento. A produção textual facilitará aos educandos a elaboração de projetos quando necessário em outros experimentos.

Matemática:
Estude sobre as medidas para facilitar a construção precisa do projeto.

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim os educandos assimilam noções de organização e método.

01

Tome os 2 pedaços de fio de cobre nº 26. Construa com eles 2 suportes.

02

Raspe a reentrância que vai apoiar a bobina e a base onde serão conectados os fios condutores e a pilha para tirar o esmalte isolante (estes serão pontos de contato elétrico do circuito).

03

 Você pode usar o estilete e depois a lixa. Por vezes, dependendo da montagem, é conveniente retirar o esmalte de toda a extensão do fio.

04

Observação: Os suportes de cobre devem ficar altos o suficiente para que o ímã (passo 8) caiba abaixo da bobina. Confira a imagem 01

05

Encaixe-os nos parafusos presos na base de madeira. Verifique se as reentrâncias nos suportes estão em linha reta e no mesmo nível.

06

Agora, você construirá a bobina móvel: pegue um pedaço de 40 cm de fio de cobre nº 22. 

07

Deixe livre cerca de 3 cm de cada lado que será o eixo a ser apoiado nos suportes, em torno do qual ela vai girar. Enrole 10 vezes em 2 dedos: indicador e médio.

08

Em seguida, raspe com a lâmina uma das extremidades do eixo da bobina, retirando totalmente o esmalte que recobre o fio. Na outra extremidade, apenas a parte do fio voltada para cima; a parte inferior mantém o esmalte, que é isolante.

09

Coloque a bobina sobre os suportes entre os 2 pólos de um ímã, buscando alinhar ao campo magnético criado, e ajuste seu formato de maneira que ela repouse em equilíbrio. 

10

Verifique se o eixo da bobina encosta nos suportes, ao mesmo tempo, na parte raspada, quando está na horizontal. É importante deixar a parte raspada do eixo em contato com os suportes, só assim haverá um caminho ininterrupto entre os pólos da pilha, passando pela bobina.

11

Pegue 2 pedaços (20 cm) de fio cabinho nº 20 e desencape as extremidades. Use-os para ligar a pilha aos suportes, na parte em que tirou o esmalte. Para fixar os fios cabinhos à pilha, use a fita crepe.

12

Coloque o imã na base de madeira, sob a bobina. Confira a Imagem 2 e imagem 3

13

Dê um pequeno impulso na bobina para iniciar o movimento e observe se ela continua girando. Se não continuar, experimente girá-la para o outro lado.

14

Como funciona?

15

A bobina é ligada às duas pilhas, que fornece uma corrente que é colocada entre os 2 pólos de um ímã, buscando alinhar-se ao campo magnético criado por esse ímã.

16

O circuito se fecha assim que se estabelece o contato entre o eixo da bobina e os suportes, estabelecendo um caminho ininterrupto entre os polos da pilha, passando pela bobina.

17

Um impulso é dado inicialmente na bobina, com a finalidade de colocá-la, na posição conveniente, para começar a girar. A bobina gira no sentido correto, mesmo que o impulso inicial seja dado em sentido contrário. Confiram imagem 4

18

Formato em U, além de facilitar a fixação do ímã, favorece a concentração das linhas de campo magnético, melhorando o desempenho do motor.

19

Esse experimento foi adaptado de: experimento Motor Elétrico…

Imagem 01

Imagem 02

Imagem 03

Imagem 04

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em Equipes

Pesquisar, debater, expor e organizar ideias são os focos desta metodologia para a construção de um determinado projeto proposto pelo educador que atua como orientador de todo o processo.

Concluindo sem concluir

O funcionamento do motor elétrico de corrente contínua se baseia na ação magnética sobre um condutor; para ampliar o estudo e introduzir outros conceitos, proponha aos educandos um debate com o grupo sobre as seguintes questões:
Quando a bobina começa a girar?
Por que a bobina gira?
Como a bobina mantém o giro contínuo?

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