Conectados

8º e 9º ano

Misture bem

Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.

Criando ambiente para autonomia

3,5g de Hidróxido de sódio

6g de glicose

200 ml de água

Azul de metileno 3%

Proveta graduada

Fenolftaleína

Balão volumétrico

Pisseta

Pipeta de Pasteur

Envolvendo

Questione:
O que vocês entendem como conceito de repouso?
Explore possibilidades conceituais em diferentes áreas do saber no universo cotidiano dos adolescentes.

Bússolas

Entenda o que acontece!
Neste experimento, são abordados conceitos envolvendo óxido-redução, ação de catalisadores e dissolução do ar atmosférico em água.
Por que quando adicionamos essas substâncias ocorre a mudança de cor e ao colocar em repouso ocorre a mudança?
Há uma reação entre a glicose e o azul de metileno, transformando-o em leucometileno, que pode ser associado com leucócitos (glóbulos brancos), fazendo com que a coloração passe de azul para transparente. Ao deixar o frasco aberto e agitá-lo, o oxigênio do ar reage com o leucometileno, resultando na cor azul novamente. A fenolftaleína incolor fica rosa quando em contato com uma substância básica, nesse caso, o hidróxido de sódio. A coloração passa a ficar roxa quando houver uma mistura entre o rosa da fenolftaleína e o azul do azul de metileno.
Conteúdo adaptado de:
A garrafa azul – Seara da Ciência

Para explorar mais

Português:
Proponha aos educandos que criem um diário de bordo onde possam registrar os experimentos, suas percepções, emoções e aprendizados de cada etapa deste e de outros experimentos.

Matemática:
Estude as porcentagens das soluções utilizadas no experimento.

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Primeiro dissolva a glicose e o hidróxido de sódio em 200 ml de água em um balão volumétrico.

02

 Coloque 3 gotinhas de azul de metileno 3% sobre a solução.

03

 Deixe repousar até ocorrer a mudança de azul para incolor. 

04

Agite e repouse novamente a solução para mostrar que o processo se repete. 

05

Com o auxílio da pipeta de Pasteur, adicione mais 3 gotas de fenolftaleína à solução.

06

Agite e repouse o frasco novamente. A coloração passou de roxa para rosa e, por fim, agite novamente para o processo se repetir.

Metodologia Ativa sugerida | Gamificação

É o uso de elementos e mecânicas de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Isso envolve a aplicação de desafios, recompensas, competições e narrativas no contexto educacional ou corporativo, para tornar o aprendizado mais dinâmico, motivador e eficaz.

A estratégia é aplicada por professores que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis, medalhas ou rankings. Esses elementos são projetados para motivar os alunos, promover a colaboração, estimular a resolução de problemas e recompensar o progresso.

Explore com seus educandos as plataformas digitais disponibilizadas pelo material didático do Sesc.

Concluindo sem concluir

Sugere-se que os educandos pesquisem sobre a reação química que aconteceu no experimento e façam o registro no diário de bordo.

Um satélite

Uma cor puxa a outra

Labirinto das gotas

Energia que transforma

Vai e vem na história: brinquedos de ontem e sempre

Mural de pensamentos positivos