Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.
Questione:
O que vocês entendem como conceito de repouso?
Explore possibilidades conceituais em diferentes áreas do saber no universo cotidiano dos adolescentes.
Entenda o que acontece!
Neste experimento, são abordados conceitos envolvendo óxido-redução, ação de catalisadores e dissolução do ar atmosférico em água.
Por que quando adicionamos essas substâncias ocorre a mudança de cor e ao colocar em repouso ocorre a mudança?
Há uma reação entre a glicose e o azul de metileno, transformando-o em leucometileno, que pode ser associado com leucócitos (glóbulos brancos), fazendo com que a coloração passe de azul para transparente. Ao deixar o frasco aberto e agitá-lo, o oxigênio do ar reage com o leucometileno, resultando na cor azul novamente. A fenolftaleína incolor fica rosa quando em contato com uma substância básica, nesse caso, o hidróxido de sódio. A coloração passa a ficar roxa quando houver uma mistura entre o rosa da fenolftaleína e o azul do azul de metileno.
Conteúdo adaptado de:
A garrafa azul – Seara da Ciência
Português:
Proponha aos educandos que criem um diário de bordo onde possam registrar os experimentos, suas percepções, emoções e aprendizados de cada etapa deste e de outros experimentos.
Matemática:
Estude as porcentagens das soluções utilizadas no experimento.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Primeiro dissolva a glicose e o hidróxido de sódio em 200 ml de água em um balão volumétrico.
Coloque 3 gotinhas de azul de metileno 3% sobre a solução.
Deixe repousar até ocorrer a mudança de azul para incolor.
Agite e repouse novamente a solução para mostrar que o processo se repete.
Com o auxílio da pipeta de Pasteur, adicione mais 3 gotas de fenolftaleína à solução.
Agite e repouse o frasco novamente. A coloração passou de roxa para rosa e, por fim, agite novamente para o processo se repetir.
É o uso de elementos e mecânicas de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Isso envolve a aplicação de desafios, recompensas, competições e narrativas no contexto educacional ou corporativo, para tornar o aprendizado mais dinâmico, motivador e eficaz.
A estratégia é aplicada por professores que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis, medalhas ou rankings. Esses elementos são projetados para motivar os alunos, promover a colaboração, estimular a resolução de problemas e recompensar o progresso.
Explore com seus educandos as plataformas digitais disponibilizadas pelo material didático do Sesc.
Sugere-se que os educandos pesquisem sobre a reação química que aconteceu no experimento e façam o registro no diário de bordo.