Este experimento é também um convite a conhecer Jhon Bermond.
Estimule seus educandos a pesquisar sobre o artista, sua vida, obra e ativismo social.
Confira:
Tinta Natural | Brasil | Jhon Bermond Arte da Terra
A tintura ecológica constitui uma alternativa sustentável por não conter materiais tóxicos ou derivados de petróleo e por ser composta de matérias-primas naturais.
As tintas convencionais, devido aos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), são, muitas vezes, altamente alergênicas, e além dos danos à saúde, também são uma fonte poluidora da atmosfera, o que afeta diretamente a qualidade do ar que respiramos. As tintas ecológicas reduzem a poluição aquática e atmosférica, além de serem mais saudáveis, não representando um potencializador de problemas alérgicos nos seres humanos.
Tipos de tintas orgânicas:
Existem três tipos de tintas ecológicas: os minerais, vegetais e com insumos animais. Quanto aos pigmentos possíveis de se usar – não tóxicos e sem metais pesados – estão os derivados de plantas e vegetais, óxido de ferro, insetos e minerais (encontrados em lojas de artesanato na forma de pó). Já os ligantes podem ser feitos com amido, óleo de linhaça ou caseína.
A argila pode ser utilizada como enchimento já que, uma vez emparelhada com farinha, reforça a capacidade de ligação do amido, além de ser um material de fácil acesso e, é claro, ecológico. As alternativas naturais aos solventes convencionais são os diluentes cítricos e a terebintina natural.
Português:
Estude o gênero textual da biografia. Para isso, proponha a biografia do artista Jhon Bermond.
A biografia é um gênero textual que tem como objetivo narrar a vida de uma pessoa, destacando eventos importantes, conquistas, contextos e influências que moldaram sua trajetória. Esse gênero pode abordar figuras históricas, artistas, cientistas, entre outros.
Características da biografia:
Geralmente, as biografias seguem uma ordem cronológica, desde o nascimento até a morte ou os eventos mais relevantes da vida da pessoa.
O texto contextualiza a vida do biografado, situando-o em seu tempo e espaço, e abordando aspectos sociais, políticos e culturais que o influenciaram.
As Biografias podem ser baseadas em documentos, entrevistas, cartas e relatos de outras pessoas, proporcionando uma visão mais completa da vida da figura em questão.
Embora o foco seja factual, muitas biografias usam um estilo narrativo que pode incluir descrições vívidas, diálogos e elementos que tornam a leitura mais envolvente.
Pode-se oferecer uma interpretação da vida da pessoa, destacando seus impactos e legados, além de discutir controvérsias ou críticas relacionadas à sua trajetória.
Biografias podem oscilar entre uma abordagem mais objetiva, centrada em fatos, e uma perspectiva mais subjetiva, que reflete a visão do autor sobre o biografado.
Ciências:
Estude sobre o que é “Pegada Ecológica”. Como calcular nossa pegada ecológica?
Promova um fórum online com o objetivo de comentar reportagens ou compartilhar iniciativas globais que buscam promover ações com intuito de diminuir nossa pegada ecológica mundial.
Pode-se calcular online em: https://www.pegadaecologica.org.br/ ou em outra plataforma da escolha do grupo.
Artes:
As tintas produzidas poderão servir como base para releitura das obras de Jhon Bermond. Aqui sugere-se também o estudo do material AZ (8º ano volume A – nas páginas 161 a 167, sobre: Arte como impressão do tempo).
Matemática:
Sugere-se o estudo de porcentagem tendo como base o índice da pegada ecológica individual (8º ano, material AZ, volume A – páginas 106 a 119).
Vantagens das tintas ecológicas:
– As tintas ecológicas, além de não poluírem a atmosfera, não destroem a camada de ozônio e não agridem o meio ambiente.
– Não oferecem risco à saúde de quem aplica a tinta e de quem habita o ambiente que recebe a pintura.
– Permitem que a parede “respire” e controle a umidade do ambiente, contribuindo para que não sejam gerados fungos e mofo.
Conteúdo adaptado de: Tinta ecológica: conheça e aplique – SustentArqui.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Coloque na lata entre 6 a 8 kg de terra argilosa.
Acrescente, aos poucos, os dez litros de água.
É preciso misturar a água e a terra e, posteriormente, peneirar.
Em seguida, acrescente na mistura de terra e água, 1 kg de cola branca e pigmentos diversos (urucum, areia, açafrão).
A textura da tinta pode ficar mais fina se peneirar novamente. Outra opção é utilizar cal, um dos materiais mais antigos para pintura que não contém insumos tóxicos. Quando misturada à água, a cal obtém um branco perfeito. É indicada para locais fechados e não devem ser aplicadas em superfícies lisas.
O importante é testar a criatividade até chegar ao resultado desejado. É válido ressaltar que a tinta ecológica deve ser utilizada logo após a sua mistura, devido aos ingredientes alimentares na sua composição.
A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90, a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale.
Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-lo. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.
Sugira que os educandos pesquisem outras formas de fabricação de tintura natural e redijam um texto destacando os pontos essenciais do experimento realizado por eles.