Utilidades

8º e 9º ano

Um cinema espacial

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

2 caixas de papelão

Lupa com pelo menos 5 vezes de ampliação

Isopor

Tesoura

Tinta preta

Fita isolante

Lápis

Estilete

Fita

Smartphone

Envolvendo

Explore o mundo pela lente.

Bússolas

Quando a luz vem do ar e atravessa a superfície curva de um material diferente, ela sofre um desvio.
Cada ponto da tela do celular emite luz na direção da lente de aumento, que, como tem a parte central mais grossa que as beiradas, são denominadas convexas.
Observe a imagem: http://miguelmoron.com/wp-content/uploads/Distancia-focal_02.png.
Disponível em: Fundamentos da fotografia: objetivas | by Pablo Sérvio. 

A lente de aumento inverte e aumenta a imagem quando o objeto está a uma distância maior que a distância focal da lente, mas menor do que o dobro dessa distância. 
Sugere-se aqui que os educandos pesquisem sobre distância focal e ponto focal.

Para explorar mais

Artes:
Estude com os educandos sobre fotografia. Sugere-se uma visita a um estúdio fotográfico em que possam estudar sobre foco e possam acessar conhecimentos gerais sobre o tema.
Apresente alguns importantes representantes da fotografia artística e da fotografia jornalística.

História
Pesquisem memórias que registram em fotografias momentos vividos em família ou com os amigos. Sugere-se explorar com os educandos como a maneira de registar essas memórias vividas foi se modificando no decorrer do tempo. Pesquisem como os momentos e a memória são registrados hoje. E como construímos a nossa noção de tempo.
Vale a pena também dar uma pesquisada na história da fotografia, é muito interessante e pode esclarecer bastante sobre momentos históricos da humanidade.
Há muitas possibilidades de pesquisa, mas você pode começar por aqui:
História da Fotografia – Artes Enem | Educa Mais Brasil

Multidisciplinar: 
Pesquise com os educandos sobre:

“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Essa é uma das frases mais famosas do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos. Ele deixou uma obra volumosa, com mais de 50 livros, e é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século 20.
Suas ideias refletem sobre a era contemporânea em temas como a sociedade de consumo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização .
Ele cunhou o conceito de “modernidade líquida” para definir o tempo presente. Escolheu a metáfora do “líquido” ou da fluidez como o principal aspecto do estado dessas mudanças. Um líquido sofre constante mudança e não conserva sua forma por muito tempo.
As formas de vida contemporânea, segundo o sociólogo polonês, se assemelham pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça um estado temporário e frágil das relações sociais e dos laços humanos. Essas mudanças de perspectivas aconteceram em um ritmo intenso e vertiginoso a partir da segunda metade do século XX. Com as tecnologias, o tempo se sobrepõe ao espaço. Podemos nos movimentar sem sair do lugar. O tempo líquido permite o instantâneo e o temporário.
Fonte/créditos/imagem: Tempos Líquidos – In Club (inclublicita.com.br)

Como essa liquidez coloca em xeque a ideia até mesmo da forma como guardamos hoje nossos momentos e memórias? Questione se os educandos, ou alguém de sua família, têm álbum de fotografia.
Álbuns nos contam muito sobre a nossa própria existência, como éramos quando crianças, momentos compartilhados, quem são nossos amigos, nossos afetos, pessoas que não estão mais entre nós, o que estava na moda, entre tantas outras coisas. 

Foto de Henri Cartier-Bresson

“Tirar uma fotografia é alinhar a cabeça, o olho e o coração. É um modo de vida.” Henri Cartier-Bresson

 

Foto de David Muench

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Corte o lado menor das caixas e das tampas.

02

Com fita adesiva, emende as bases e as tampas, formando uma caixa só.

03

Pinte de preto todo interior da caixa e da tampa. Deixe secar.

04

Corte um pedaço de isopor um pouco maior que o celular. Depois corte um retângulo da mesma largura do primeiro, mas com apenas 4 ou 5cm de altura. Prenda um pedaço no outro com alfinetes.

05

Prenda uma tira de isopor de cada lado do celular com alfinetes.

06

Prenda sobre elas duas tiras mais largas.

07

Coloque a lupa sobre a borda da caixa de sapato e faça o contorno dela com um lápis.

08

Recorte o círculo usando o estilete. Faça isso com cuidado, de modo que o buraco não fique muito grande. A lupa deve caber perfeitamente nele.

09

Fixe a lupa na caixa de sapatos com fita isolante, sem deixar nenhum espaço onde a luz possa passar.

10

Corte um pequeno buraco no lado oposto da caixa e passe o cabo do carregador do seu smartphone através dele.

11

Aumente o brilho da tela do seu celular até o máximo possível.

12

Configure o celular para que ele não gire ao ser inclinado. Abra a imagem ou vídeo de cabeça para baixo e coloque o suporte com o celular na caixa.

13

Para ajustar a nitidez, empurre o smartphone para a frente e para trás dentro da caixa.

14

Torne o ambiente agradável e acolhedor para todos apreciarem o filme.

Metodologia Ativa sugerida | Gamificação

É o uso de elementos e mecânicas de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Isso envolve a aplicação de desafios, recompensas, competições e narrativas no contexto educacional ou corporativo, para tornar o aprendizado mais dinâmico, motivador e eficaz.

A estratégia é aplicada por professores que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis, medalhas ou rankings. Esses elementos são projetados para motivar os alunos, promover a colaboração, estimular a resolução de problemas e recompensar o progresso.
Explore com seus educandos as plataformas digitais disponibilizadas pelo material didático do Sesc.

Concluindo sem concluir

Na era digital, muitas pessoas estão deixando de imprimir suas fotos e de fazer álbuns de família. Gera-se um volume enorme de imagens que ficam esquecidas em pendrives, redes sociais, cds, dvds, hds ou até mesmo na nuvem. Resgate memórias de sua família e traga para compartilhar em sala para pensarem juntos sobre manter a tradição de registro em imagem fotográfica ou não. Importante que pesquisem os prós e contras de manter ou não estes registros.

Mini composteira: criando um jardim

Energia eólica

Toque mágico

Erosão e educação ambiental

O sol do meio-dia é a meia-noite do Japão

Vai e vem