Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Estimule seus educandos a falarem sobre coleções, se os educandos têm ou já tiveram alguma coleção.
Neste experimento, sugere-se que o educador e os educandos constatem juntos, baseados na ciência, que aqui foi realizado o processo inverso ao usado para fazer a garrafa na indústria. Em vez de ser soprado de dentro contra um molde, apertamos o plástico de fora para dentro.
Estimule seus educandos a chegar a esta conclusão pesquisando sobre a fabricação das garrafas Pets.
Matemática:
Estude a noção de função como uma relação entre conjuntos. Pode-se utilizar a ideia da caixa pronta para construir material concreto para o estudo da função.
Física:
As caixinhas são ótimas como embalagem de presente. Se desejar dar um acabamento mais refinado, use uma lixa com granulação entre 200 e 300. O estudo sobre granulação servirá para que, juntos, possam escolher a lixa mais adequada para o acabamento das caixas.
Explore aqui a pesquisa sobre tipos de lixadeiras. Aqui estão algumas conexões possíveis: discussões sobre a relação entre força e movimento; trabalho mecânico; força de atrito; conceitos de cinemática e dinâmica; velocidade angular e inércia etc.
Educação Ambiental:
Estude sobre a decomposição do plástico e o impacto deste no solo, no lençol freático, na vida marinha e na vida em todas as suas manifestações.
Português e História:
Sugere-se aqui a elaboração de um infográfico sobre o processo realizado, destacando os conhecimentos científicos presentes em cada passo.
Você precisa apresentar uma ideia complexa ou processo de forma fácil de entender? Um infográfico de processo pode dar uma explicação criativa e simplificada de cada passo, com teor informativo.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada.
Para realização deste experimento, é necessário preparar com um pouco de antecedência as madeiras, pois serão elas que darão o formato das caixas. E podem ser madeiras triangulares, quadradas ou retangulares.
Recorte a parte de cima e a do fundo da garrafa e fique com o meio.
Encontre dois pedaços de madeira que, juntos, sejam um pouco menores do que o diâmetro da garrafa. Coloque-os dentro do cilindro.
Coloque o tubo de PET com as madeiras dentro do refratário. Ferva dois copos de água e, com cuidado, despeje a água quente sobre todo o tubo de plástico.
Remova os pedaços de madeira. O plástico fica bem justo ao redor da madeira e você pode ter que apoiar uma das madeiras e bater na outra até que ela saia.
Meça a largura, marque e corte a caixa de modo a formar um cubo. Repita o procedimento com outra garrafa idêntica à primeira.
Insira o primeiro cubo no segundo tubo para marcar o pedaço a ser cortado.
Está pronta!
Faça com seus educandos diversas experiências com diferentes formatos. Para fazer o fundo, crie abas como em uma caixa de papelão ou mantenha o fundo da garrafa.
A proposta aqui é que os educandos tragam as garrafas e pedaços de madeira para que possam utilizar. Sugere-se o uso do espaço Maker ou do Multilab para uma melhor adequação ao espaço, uma vez que o experimento exige uso de ferramentas como martelo e, se possível, também cortem a madeira na escola. Caso não seja possível, os educandos precisam trazer de casa a madeira já no formato e tamanho que terá a caixa.
A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90, a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale.
Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-lo. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.
Para finalizar o experimento, sugere-se uma exposição das caixas e suas múltiplas utilidades tanto na escola quanto em casa.