Utilidades

8º e 9º ano

Energia e Natureza

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1 carrinho de fricção (que possa ser desmontado para termos o motor que será a engrenagem do experimento)

1 motor 3 a 6 volts (rádio antigo, DVDs etc.)

Painel 6 volts (disponível para compra na internet)

Ferro de solda

Tesoura

Cola quente

Cola instantânea

Envolvendo

Qual carro de cinema que gostaríamos que existisse de verdade? Explore com seus educandos a importância da aprendizagem ser dinâmica. Conversem sobre os carros mais enigmáticos dos filmes e como seria se existissem na realidade.
É possível iniciar assistindo um filme. Pesquise com seus educandos um que a maioria goste.
Boa sessão de cinema!

Bússolas

A energia necessária para mover um carro de fricção é armazenada em sua mola e liberada de diversas formas com o desenrolar da mola. Essa mola movimenta o carrinho e a fricção é enrolada quando as rodas de trás do brinquedo giram em sentido contrário, devido ao ato de puxar para trás sobre uma superfície de grande atrito.
Amplie o estudo sobre o tema, considerando o nível do grupo, e estimule que busquem ir além.

Para explorar mais

História:
Pesquise sobre os impactos da revolução industrial e as mudanças sociais advindas das alterações nos processos produtivos.

Português:
Estude a vida e obra de Manoel de Barros, especialmente a partir do seguinte poema:

“A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou – eu não
aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre
portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai.
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.”

Manoel de Barros, poema o livro ‘Retrato do artista quando coisa’.
Editora Record, 1998.

Sugere-se que a partir do estudo, os educandos produzam um sarau de poesia com o tema.
Você sabe o que é sarau?

É um evento cultural em que as pessoas se encontram para se expressar e se manifestar artisticamente. É um espaço de convívio cultural, que pode envolver dança, poesia, leitura de trechos de outros textos literários, música acústica e também outras formas de arte, como pintura, teatro, performances etc. Ah! e falando em poesia e artes visuais, você pode propor também uma pesquisa sobre poesia visual para expor no sarau! Poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior possibilidade de expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas

Décio Pignatari

Augusto de Campos

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, os educandos vão assimilando noções de organização e método.

Nesse experimento sugere-se seguir o passo a passo do vídeo abaixo, pois existem múltiplas opções de materiais e maneiras de criar energia solar.
Acesse o link para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=kestZU2jrek

Metodologia Ativa sugerida | Estações de aprendizagem

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.

Para cada estação, sugere-se estudo sobre:
Estação 1 – Combustíveis fósseis
Estação 2 – Energias renováveis 
Estação 3 – Combustíveis nucleares

Concluindo sem concluir

Prepare com seus educandos os materiais para o próximo experimento.

Olha a chuva! Não é mentira!

Um cinema espacial

Caixas Transparentes

Motor elétrico

Energia da água

Toque mágico