Mágica

Educação Infantil

A estação das flores

A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.

Criando ambiente para autonomia

1 x prato (ou mais)

1 x Cola

Tintura de iodo

Papéis coloridos

1 x Tesoura

Envolvendo

Olha quantas cores!


Explore as cores presentes na imagem.
Questione: Você gosta deste colorido? Por quê?

Bússolas

Fale sobre o encanto de ver a flor abrindo e revelando seu formato. E, de forma lúdica, fale para as crianças sobre a estação das flores: a primavera.

Dicas

A primavera começa no Brasil em 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando o verão inicia e com ele traz muitas aventuras à beira-mar.

Para explorar mais

Ciências: 
Aproveite o experimento para explorar conhecimentos sobre o clima da primavera.

História:
Jogo das Estações Montessori: prepare um conjunto de 20 figuras com cenas típicas de cada estação (5 figuras para cada estação, com o verso colorido de acordo com a parte da mandala onde ficará a palavra). Ex.: Verão – vermelho; Primavera -verde; Outono -amarelo; Inverno – azul. 

Faça um círculo com feltro nas mesmas cores onde serão posicionadas as imagens, e um cordão de miçangas coloridas de acordo com o número de dias de cada estação, para envolver o círculo acompanhando o feltro. Dependendo da fase em que o grupo está, pode-se explorar quantos dias cada estação tem, com a descoberta final: temos 365 dias no ano.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Comece com um quadrado de papel.

02

Dobre ao meio.

03

Dobre-o novamente.

04

Recorte-o em formato de pétala, tomando o cuidado de não cortar a parte central.

05

Abra as pétalas. Prepare mais um conjunto de quatro pétalas e recorte um círculo para ser o centro.

06

Monte a flor: cole os dois conjuntos de pétalas um sobre o outro e o círculo no centro.

07

Dobre as pétalas com delicadeza na direção do centro, fechando a flor.

Que tal?

Experimentar outros formatos de flor ou outras figuras, como por exemplo, uma tira de papel dobrada em 3 partes. 

Metodologia Ativa sugerida | Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90, a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. 

Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-lo. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.

Com a ajuda da tecnologia, os alunos podem produzir e interagir com conteúdos gerados por outros e por eles mesmos de diferentes maneiras. E os educadores devem incentivar os alunos a usarem sua criatividade na maneira como compartilham e interagem com esse conteúdo.

Concluindo sem concluir

É hora de incentivar as crianças a conhecerem mais sobre as estações e  como elas se conectam com os animais, plantas, eventos climáticos etc. 

E você pode exercitar a metodologia da sala de aula invertida selecionando, com antecedência, alguns textos, vídeos e outros materiais para que as crianças estudem e se aproximem do assunto antes da realização do experimento. Você pode pedir que elas tragam de casa algumas figuras para a montagem do material, já baseadas na pesquisa sobre as estações do ano, em especial, a primavera!

Por aí vai

Tinta secreta

Criando uma nuvem

Estrela mágica

Ao infinito

Camiseta estampada