Conectados

8º e 9º ano

Um satélite

Experiência que necessitará de um celular ou computadores com acesso digital.

Criando ambiente para autonomia

4 parafusos estilo pitão

Martelo

Copo descartável

Prego

Um pedaço de madeira (25x25)

Corda fina

Envolvendo

Questione: Por que a lua não cai?

Acesse: Por que a Lua não cai na Terra? – Mundo Educação.

Bússolas

Se tudo no experimento deu certo, a água não derramou, nem mesmo quando o copo ficou completamente de cabeça para baixo.
Qual o segredo?

Para explorar mais

Física:
Por que a lua não cai? Newton responde!

Isaac Newton, no século XVI, imaginou a possibilidade de colocar objetos quaisquer em órbita ao redor da Terra, ideia que explica como a Lua é mantida em sua trajetória sem cair sobre nosso planeta.
Newton observou que, ao lançar uma pedra com determinada velocidade horizontal, a trajetória do objeto faz uma parábola até chegar ao solo. Isso acontece porque a força gravitacional da Terra sobre a pedra puxa-a em direção ao chão. Cada vez que a velocidade de lançamento é aumentada, o objeto atinge distâncias maiores, então, o físico inglês imaginou que deveria haver uma velocidade suficientemente grande, capaz de fazer com que o objeto arremessado desse um giro ao redor da Terra e voltasse à sua posição inicial.

Acesse o conteúdo completo em:
Por que a Lua não cai na Terra? – Mundo Educação (uol.com.br)

História:
Uma das armas mais antigas da humanidade funcionava de forma bastante similar ao experimento realizado aqui. A arma denominada funda ou estilingue é formada por uma pedra e uma corda.

Curiosidade:
Estilingue de Davi ou Funda de Davi é um sistema militar das Forças de Defesa de Israel desenvolvido em conjunto pela empresa de defesa israelense Rafael Advanced Defense Systems e pela empresa de defesa estadunidense Raytheon, e tornou-se operacional em 2017. Ele é projetado para interceptar aviões inimigos, drones, mísseis balísticos táticos, foguetes de médio e longo alcance e mísseis de cruzeiro, disparados em alcances de 40 a 300 quilômetros. O Estilingue de Davi pretende substituir o MIM-23 Hawk e o MIM-104 Patriot no arsenal israelense.

E sabem por que esse nome: Funda de Davi?
A história de Davi e Golias é uma narrativa bíblica encontrada em 1 Samuel 17. Nela, os filisteus desafiam os israelitas a enviar um guerreiro para lutar contra o gigante Golias, que é um temido campeão de 2,90 metros. Ele desafia os israelitas por quarenta dias, mas ninguém tem coragem de enfrentá-lo.

Davi, um jovem pastor, visita o acampamento israelita para trazer comida aos seus irmãos e ouve os desafios de Golias. Motivado pela fé em Deus e pela indignação de ver seu povo amedrontado, ele se oferece para lutar contra o gigante. O rei Saul hesita, mas acaba permitindo.
Davi rejeita a armadura de Saul, que não lhe serve, e decide enfrentar Golias apenas com sua funda e cinco pedras lisas do riacho. Ele lança uma pedra com a funda, acertando o gigante na testa, que cai desmaiado.

Português:
Estude com seus educandos a estrutura de um artigo e ajude-os a elaborar a escrita do texto na formatação segundo as normas técnicas da ABNT.

Acesse: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Proponha observar essa imagem e questione seus educandos a partir do conteúdo estudado.

Estudo sobre a gravidade e a influencia da lua na terra

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. É hora de colocar as mãos na massa!

01

Bata um prego fino nos quatro cantos da madeira, sem atravessar completamente a madeira.

02

No buraco feito com o prego insira o parafuso pitão.

03

Amarre uma corda com cerca de 1 metro de comprimento em cada ponta.

04

Vá até um local aberto. Segue a madeira pelos fios da corda, deixando-o na posição horizontal. Coloque o copo descartável com água sobre o quadrado. Comecem treinando com o copo vazio.

05

Balance a madeira para os lados. Aumente a amplitude do movimento balançando o quadrado cada vez mais.

06

Continue com o movimento, dando uma volta completa sobre a sua cabeça.

Metodologia Ativa sugerida | Estudo de casos

Com essa metodologia, os educandos são expostos a problemas reais, de modo que possam analisá-los por inteiro (como uma situação real ou um experimento) e, entre si, discutir as possibilidades de solucioná-los. Esses casos são relatos construídos de tal modo a estimular o pensamento analítico e sistêmico.

Concluindo sem concluir

Abra um debate com seus educandos para que eles escolham como pretendem apresentar os resultados obtidos. Pode ser através das mídias sociais, com vídeo de todo processo explicando cada etapa, artigo científico apresentando desde a hipótese até o resultado final do experimento ou outras possibilidades sugeridas pela turma.

Mural de pensamentos positivos

Misture bem

Labirinto das gotas

Uma cor puxa a outra

Vai e vem na história: brinquedos de ontem e sempre

Energia que transforma