Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Observem a imagem e discutam sobre como essa foto foi produzida.
A luz negra é um tipo especial de lâmpada que emite raios ultravioletas que não são visíveis para o olho humano. Porém, essa radiação é perfeita para destacar objetos fluorescentes que absorvem esses raios e os devolvem no formato de luz visível. É por isso que temos a impressão de que alguns objetos estão brilhando e emitindo uma espécie de luz própria.
História:
Pesquise com seus educandos: Como surgiu a luz negra? Sugere-se explorar como surgiu e qual o objetivo proposto.
Foi criada durante a Segunda Guerra, pelo inventor americano Philo Farnsworth (1906-1971). Aliás, ele também é considerado o pai da televisão. Esse tipo de luz, portanto, tinha a intenção original de melhorar a visão noturna.
Português:
Faça uma fotorreportagem sobre as percepções dos objetos na luz negra. Escreva um pequeno texto ou legenda para a fotorreportagem.
Artes:
Maquiagem para festas e luz negra. Sugere-se realizar com os educandos um momento de estudo e prática sobre o tema. Você pode buscar inspiração apresentando alguns artistas como referência para seus educandos, como Jordan Hanz, por exemplo: Glam Galaxy Cat Halloween Makeup Tutorial | Jordan Hanz (youtube.com)
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Corte vários quadros pequenos de fita adesiva. O tamanho do corte deve ser o suficiente para cobrir todo o flash de seu celular.
Depois de cortados os pedaços, aplique a primeira camada de fita sobre o flash, cobrindo toda a lâmpada.
Antes de colocar a próxima camada de fita, pinte com o marcador sobre o flash, cobrindo novamente toda a extensão. Faça isso pelo menos umas quatro vezes, pintando com a caneta toda vez que colocar uma nova camada de fita.
Deixem o laboratório no escuro e observem materiais e objetos e como estes mudam com a luz negra. Caso não seja possível, sugere-se fazê-lo dentro de uma caixa de papelão.
Caso prefira, pode-se também utilizar luminária e lâmpada de luz negra, explorando os materiais escolares fluorescentes.
São práticas excelentes para possibilitar que o ensino, o engajamento e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula. Como o nome dá a entender, é uma pesquisa de campo: fora da sala, com pessoas diferentes do seu convívio escolar, sobre qualquer tipo de tema.
Nosso próximo experimento necessitará do material produzido neste, por isso, se usaram o celular, refaçam com seus educandos no próximo experimento, e guardem a luminária e luz prontos, caso tenham optado por usar esses recursos.