Experiência que despertará o artista que vive em cada um.
Apresente aos educandos a imagem para iniciar a conversa sobre a proposta deste experimento. Questione como eles relacionam esses alimentos com a arte de pintar e criar tintas. Explore as impressões e as expressões!
Neste experimento objetiva-se que o educando experiencie a possibilidade de resgatar o conhecimento ancestral da tinturaria natural. E também oportunizar aprendizagens sobre outras escolhas mais sustentáveis.
Um olhar para a natureza já nos mostra sua imensa variedade de cores nas flores, no marrom dos troncos, no verde das folhas, nos coloridos das sementes e raízes. Todo esse colorido convida a criar e cuidar.
Agora é hora de fazer o mesmo com as flores trazidas pelos educandos. Abra para sugestões e escolha com o grupo como irão concluir o experimento.
Registre todas as hipóteses que surgirem num cartaz e deixe exposto na sala de aula para que os educandos acompanhem e registrem a mudança acontecendo, trata-se de uma observação com Registro de Experimento Científico.
Educação Ambiental:
Trabalhe o conceito de sustentabilidade e realize com os educandos a conexão com as escolhas práticas do dia a dia que interferem no todo da vida planetária, como o excesso de consumo, as escolhas por matérias que poluem e as atitudes simples que podem impactar na mudança necessária para frear a sobrecarga que impomos à nossa casa comum: a Terra.
História:
“Muitos já aprenderam que o café veio da África, da Etiópia – para ser mais específico -, e que a Europa foi responsável por difundir o consumo da bebida pelo globo. Mas o que poucos sabem é que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) foi o grande responsável em descobrir seu uso/consumo. De acordo com a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen no ano de 575 d.C, o pastor Kaldi observou que suas cabras ficavam alegres e cheias de energia depois que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos abundantes dos campos. Lenda ou não, registros históricos indicam que foi nesta época que a exploração de diferentes possibilidades de consumo do café começou a se difundir.”
Esse é só o início de uma história que pode ser lida neste site da Associação Brasileira da Indústria do Café:
Origem do Café – ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
Ciências:
O uso medicinal dos itens utilizados.
Por exemplo:
Você sabia que o açafrão possui vários benefícios medicinais e nutricionais? Pesquise com seus educandos!
imagem referente à Lenda de Kaldi, por cafeinacao.com.br
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
Coloque no potinho duas colheres de sopa do elemento natural.
Aos poucos coloque água quente e mexa bastante para dissolver o elemento.
Passe na peneira e, em seguida, para o pote onde ficará a tinta.
Misture bem devagar a cola até chegar à textura que deseja.
Repita a mesma sequência com todos os outros itens.
Agora é só criar lindas obras de arte.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Um exemplo de rotação seria com as seguintes etapas:
Pintura da folha utilizando tintura natural e técnica de aquarela.
Pesquisa de vídeos sobre a técnica de tintura natural e aplicação em amostras de tecido.
Anotação da coloração obtida.
Organização de uma exposição com as artes realizadas na etapa 1.
Pesquise outras possibilidades de tintura e solicite que seus educandos explorem em casa com a família e anotem os resultados obtidos utilizando os aprendizados do experimento “Uma cor puxa a outra”, sobre o Registro de Experimento Científico.