Experimento que precisa de cálculos lógicos ou de acesso às plataformas disponibilizadas pelo Sesc.
A partir de estudos sobre a proposta de Gérard Vergnaud, elabore os conceitos de operações básicas, propondo a compreensão sobre os campos conceituais necessários aos estudos matemáticos tanto da multiplicação como de outros conteúdos como: Medidas, Proporções e Interpretação de problemas matemáticos
E aí vai uma sugestão de pesquisa para o educador: https://repositorio.ufsc.br.
O tabuleiro de xadrez é um material prático que nos ajuda a entender melhor as possibilidades de multiplicar. Cada cor representa uma ordem. A ordem das unidades é representada pela cor amarela, a da dezena pela cor azul e a da centena pela cor vermelha.
Criado pela educadora Maria Montessori, o tabuleiro engloba os estudos sobre: Multiplicação, Ordem e Classe, Valor absoluto e Valor relativo. A partir do material concreto, proponha também a interpretação de situações problemas envolvendo a multiplicação.
Português:
Explore o gênero literário do conto. O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa.
Elabore situações problemas a partir do conto. Uma possibilidade é realizar essa elaboração coletivamente, explorando o ambiente onde o conto acontece; os personagens e suas ações e as demais nuances do enredo do conto.
Leve seus alunos para a biblioteca e realize contações de histórias, estimulando que seus educandos também façam a leitura de seus próprios textos. Algumas excelentes contistas brasileiras do universo da literatura infantil são: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Eliane Debus, Lygia Bojunga etc.
E você já ouviu falar do livro “O homem que calculava”?
Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, o autor Malba Tahan difundiu o gosto e a curiosidade pelo mundo da matemática. Neste livro, ele relata incríveis aventuras e soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
Dá uma conferida nesta contação:
O Homem que Calculava – Varal de Histórias
Matemática:
Trabalhe as cores do tabuleiro para representar as casas decimais e as formas geométricas.
Artes:
Você pode aproveitar a oportunidade para mostrar o trabalho de um artista que trabalhava com formas geométricas bem nessa linha: Piet Mondrian (1872-1944), um pintor holandês de destaque no movimento modernista europeu do início do século XX. Responsável por um trabalho no qual buscava refletir as leis matemáticas universais, seu nome está relacionado à corrente da arte denominada neoplasticismo.
Composição com vermelho, amarelo e azul (1921)
Nessa obra o artista exibe uma composição na qual as cores apresentadas são as primárias, dispostas em figuras quadradas e retangulares delimitadas por nítidos traços pretos.
Broadway Boogie-Woogie (1942)
Esse trabalho é um dos mais significativos da produção de Mondrian. Nele vemos uma combinação de cores dispostas em linhas amarelas como se fossem “grades”. Inspirado nas ruas, carros e luzes da cidade de Manhattan e no Blues, música afro-americana.
Vamos ao passo a passo? É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Recorte a base nas dimensões.
Recorte as tiras dos papéis amarelo, azul e vermelho.
Cole-as na sequência indicada.
Lembre-se sempre de realizar as suas multiplicações com muita atenção, pois os reagrupamentos podem surgir a qualquer momento em uma ordem.
ABP, ou PBL ― de Problem Based Learning, é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.
Com o tabuleiro pronto, cada educando poderá realizar suas atividades de maneira concreta e interativa.