Calcule bem

1º e 2º ano

Uma gota de cada vez

Experimento que precisa de cálculos lógicos ou de acesso às plataformas disponibilizadas pelo Sesc.

Criando ambiente para autonomia

Corantes alimentícios

Conta-gotas

Detergente

2 moedas de 10 centavos

Água

Papel toalha

Envolvendo

Instigue seus pequenos a adivinharem quantas gotas de água ficam em cima de uma moeda sem que a água escorra. Explore e questione.

Bússolas

Observe com os educandos que, à medida que colocam mais e mais gotas de água, uma superfície arredondada se forma envolvendo o líquido. A quantidade de gotas que uma moeda suporta é maior do que se imagina. Isso acontece graças a uma propriedade da água chamada tensão superficial.

Para apresentar o conceito, assista este vídeo abaixo com os educandos: Quantas gotas d’água você acha que cabem numa moeda de 5 centavos ? – Tensão Superficial 
Conversem e levantem hipóteses sobre o que pode ter acontecido para que a moeda suportasse tantas gotas de água. Depois explique que as moléculas da água, quando colocadas lado a lado, tendem a se juntar, permitindo a colocação de diversas gotas em cima da moeda.

Quando a água transborda, o que acontece é que o seu peso acaba se tornando maior do que a atração que existe entre as moléculas. É por isso que alguns insetos muito leves conseguem andar sobre a água, uma vez que o peso deles é menor do que a força de atração entre as moléculas.

Para explorar mais

Matemática: Utilize o experimento para explorar outras possibilidades, como:
Moedas de valores diferentes.
Estudo sobre sistema monetário.
Realização de cálculos de adição, utilizando o número de gotas e os valores das moedas.

Artes: Utilize o seguinte material para desenvolver essa atividade:
Lápis preto
Giz de cera ou lápis de cor
Papel branco
Lixa grossa ou fina
Texturas diferentes (moedas, folhas naturais, retalhos de filó, renda e etc)

Realizando: Coloque o papel branco em cima de uma das texturas (moeda, folhas etc.), pressione levemente e vá passando o lápis por toda a sua superfície, em uma posição quase horizontal. Assim ficará marcada a textura na superfície do papel. Testem com outros materiais a mesma técnica e observem juntos o que acontece.

Português: Pratique com os educandos o gênero textual da receita.
O gênero textual receita apresenta duas características básicas: os ingredientes e o modo de preparo.
Pertencente ao modo de organização textual injuntivo, tem por objetivo instruir alguém, ditando o passo a passo de algum procedimento.
As receitas médicas também se encaixam nesse grupo, já que apresentam a prescrição de um medicamento e/ou procedimentos de saúde com as informações de uso e recomendações. Normalmente, os verbos utilizados estão no modo imperativo e a linguagem é clara e objetiva.

Então, que tal praticar a receita de uma moeda comestível gigante?

Siga a receita e pratique com os alunos: Moeda de Chocolate Gigante com Caramelo Salgado – Cozinha do Bom Gosto.

Ciências: Realize o mesmo experimento utilizando água e sal. Observem o resultado.
Espera-se o mesmo resultado, uma vez que o sal dissolvido na água causa um aumento da tensão superficial. Testem outros materiais e registrem os resultados em fotos ou gráficos desenhados (como: álcool, óleo vegetal etc.).

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Deixe a moeda em uma superfície horizontal e coloque um corante para facilitar a observação.

02

Pingue as gotas, uma a uma, sobre a moeda, com cuidado. Conte as gotas até que a água escorra. 

03

Não toque na moeda. Aproxime bem o conta-gotas para que a gota caia bem perto do líquido que está ali e não se espalhe muito.

04


Repita a experiência usando água com algumas gotas de detergente.

05

Pode também molhar o dedo com detergente e esfregar na moeda.

06

Agora é só comparar: em qual dos dois casos a quantidade de gota foi maior?

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizado em Time

Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.

Concluindo sem concluir

Por se tratar de um experimento possível de ser realizado em casa e não exigir uma grande quantidade de material, sugere-se incentivar as famílias a repetir a atividade e registrar o momento. E ainda, se quiserem, que postem nas redes sociais (Instagram ou site da Instituição/Escola) como foi a experiência.

Matemática colorida

Areia mágica

Descomplicando a matemática

Porta-copos especial

Dança das laranjas