Culinária

Educação Infantil

Sentidos e sensações - 1

Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.

Criando ambiente para autonomia

8 x frascos com conta-gotas

1 x frasco com abertura pequena

1 x colher de chá

1 x bandeja para acomodar os frascos

Envolvendo

Questione:
Quais os gostos que nosso paladar consegue sentir?
Apresente imagens de alimentos doce, amargo, azedo, e pergunte o que seus educandos lembram que tenha esse mesmo sabor.

Bússolas

O experimento dessa unidade é inspirado na Pedagogia Montessori. Esse material montessoriano é perfeito para trabalhar os sentidos com os pequenos. Para explorar o paladar, faça pares de frascos com sabores iguais.

Para explorar mais

Artes:
Confecção de um chapéu e um avental para culinária.

Ciências
Fale sobre a experiência do paladar com todos os sabores da salada de frutas e aproveite para falar dos benefícios das frutas para a saúde!
Ex.:
Banana: doce
Morango: ácido
Laranja: cítrico

Obs.: Para realizar essa experiência, peça que cada criança traga sua fruta favorita para compor a salada. E, juntos, todos irão provar os diferentes sabores.

Produção de um chapéu e um avental para culinária que poderá ser utilizado também no experimento seguinte.

Para o chapéu, utilize papel seda e cartolina, ou recrie com o material que desejar.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

1 bandeja de madeira.

02

8 frascos, onde serão colocados os diferentes sabores; desses oito frascos, 4 deverão ter a tampa preta e quatro a tampa branca, para poderem formar os pares de cada sabor.

03

Encha os frascos de vidro.

04

Um par com água e açúcar= sabor doce.

05

Um par com água e sal= sabor salgado.

06

Um par com um pouco de tônico= sabor amargo, como chá de boldo ou outro da região.

07

Um par com água e limão= sabor ácido.

08

A criança escolhe o frasco, pinga algumas gotas na colher e experimenta, identificando que sabor experimentou. 

09

O ideal é tomar um pequeno gole de água antes de experimentar o próximo sabor. E na sequência, identificar os pares.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em Times

Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.

Que tal?

Depois de provarem os gostos, você pode pedir que as crianças, em grupos, desenhem ou pintem como elas imaginam que cada sabor se parece. Ou também pode aproveitar o horário do lanche e brincar de vendar os olhos das crianças para adivinhar os gostos dos alimentos.

A mulher que revolucionou a educação

Maria Montessori (1870 – 1952) foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu, e até hoje é referência em escolas públicas e privadas em todo o mundo: o Método Montessori. Ela simplesmente mudou a História da Educação!

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Adaptou o princípio da autoeducação, com interferência mínima dos professores, e aprendizagem com base no espaço escolar e no material didático.
Representante do movimento da Educação Nova, desenvolveu suas teorias amplamente, e seu método pedagógico foi aplicado tendo como foco a educação sensorial, considerada por ela a base da educação intelectual.

Se quiser aprofundar sua pesquisa sobre essa importante pesquisadora e sobre seu método, acesse: Montessori, a mulher que mudou a História da Educação.

Concluindo sem concluir
Para o próximo experimento, solicite que as crianças tragam de casa uma receita típica da família que remeta a sentimentos, emoções e encontros. Podem também trazer fotos ou relatos, se desejarem.

Sentidos e sensações – 2

Culinária do corpo humano

Aromas e delícias

Os sentidos e as sensações

Experiências gustativas

Uma cor puxa a outra