Culinária

3º e 4º ano

Aromas e delícias

Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.

Criando ambiente para autonomia

Latas de alumínio vazias

1 x prego

1 x martelo

Terra

Equipamentos de jardinagem

Mudas ou sementes de temperos

Envolvendo

Explore e questione: como nascem e crescem as plantas na natureza?

Bússolas

Reserve um momento para realizar com o grupo uma culinária especial para utilizarem os temperos cultivados.
E aproveite para trabalhar interligando outras áreas do saber!

Para explorar mais

Português:
Pratique com os educandos o gênero textual da receita.
O gênero textual receita apresenta duas características básicas: os ingredientes e o modo de preparo.
Pertencente ao modo de organização textual injuntivo, tem por objetivo instruir alguém, ditando o passo a passo de algum procedimento.

ATENÇÃO!
As receitas médicas também se encaixam nesse grupo, já que apresentam a prescrição de um medicamento e/ou procedimentos de saúde com as informações de uso e recomendações.
Normalmente, os verbos utilizados estão no modo imperativo e a linguagem é clara e objetiva.

Hora da Receita
Cozinhar é uma maneira deliciosa de consolidar aprendizados, aprender algo novo de forma lúdica e promover a interação do grupo. Então, aproveite esse momento! Que tal preparar Panquecas Coloridas? Para cada cor, um ingrediente especial. Com um pouco de criatividade e uma pitada de imaginação, sinta-se à vontade para criar e recriar com seus alunos novas formas e cores para essa receita deliciosa. Além disso, você pode usar esse momento para explorar o uso de tinturas naturais!

Panqueca laranja
Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de cenoura ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, a cenoura, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, derreta um pouco de manteiga e coloque a massa para fazer as panquecas.

Panqueca rosa
Ingredientes:
1 xícara de leite
1 ½ xícara de beterraba ralada
2 ovos
1 xícara de farinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café rasa de sal

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, a beterraba, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Numa frigideira, passe um pouco de manteiga e coloque a massa para fazer as panquecas.

Panqueca verde
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo,
1 e 1/2 xícaras de leite ou água,
2 ovos, sal a gosto,
2 xícaras de espinafre cru e
salsa a gosto.

Modo de fazer:
Coloque no liquidificador todos os ingredientes. Se ficar muito grossa a massa, coloque mais água ou leite. Coloque cerca de 2 colheres de sopa da massa de cada vez numa frigideira antiaderente e frite por cerca de 2 minutos, ou até parar de borbulhar no meio da massa. Vire e doure do outro lado.

Sugestão de recheio:
Legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate e queijo branco com orégano, salsa etc..

Este conteúdo foi adaptado de: 
Aprenda a fazer panqueca colorida com as crianças | Leiturinha.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo? Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Separe e limpe as latinhas de alumínio.

02

Faça alguns furos no fundo do recipiente.

03

Prepare o suporte que vai receber as latinhas com as mudas.

04

Preencha as latinhas com pedras e substrato vegetal (terra preta).

05

Coloque as mudinhas nos recipientes. Você pode cultivar orégano, alecrim, salsa, manjericão etc. Lembre-se também de realizar a manutenção da horta.

07

Um par com água e limão= sabor ácido.

Que tal?

Estude com seus educandos como acontece a germinação antes de realizar a experiência.

Metodologia Ativa sugerida | Aula invertida

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa que surgiu na década de 90, a partir de pesquisas realizadas nas universidades americanas de Harvard e Yale. 

Nessa metodologia, os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-los. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o(a) educador(a) separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o(a) educador (a), que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.

Concluindo sem concluir

Crie um diário onde as crianças possam registrar o que acontece com as mudas e os aromas dos temperos. 

Sentidos e sensações – 2

Experiências gustativas

Sentidos e sensações – 1

Uma cor puxa a outra

Os sentidos e as sensações

Culinária do corpo humano