Culinária

1º e 2º ano

Uma cor puxa a outra

Elaboração de receitas científicas que resultam em deliciosas descobertas.

Criando ambiente para autonomia

Alimentos de várias cores

1 x Forma de cupcake

Bicabornato de sódio

Colher de chá

Vinagre

Envolvendo

A magia das cores está em toda parte, portanto, inicie este experimento com uma culinária colorida. Explore cores e sabores!

Hora da receita

Gelatina colorida
INGREDIENTES:
5 caixinhas de gelatina de diferentes sabores (limão, abacaxi, cereja, tutti-frutti e uva)
2 caixinhas de creme de leite (400 g)
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (incolor)

MODO DE PREPARO:
Prepare as gelatinas com sabor conforme explicado na embalagem, porém, utilize metade da água indicada (só 250 ml). Ferva 150 ml para misturar o pó e depois acrescente mais 100 ml, fria, para cada uma.
Deixe na geladeira até endurecer (duas horas).
No liquidificador, bata o creme de leite junto com o leite condensado e a gelatina sem sabor hidratada, como indica a embalagem (com 5 colheres de água). E leve ao micro-ondas por 15 segundos. Reserve.
Com uma faca, corte as gelatinas em quadradinhos para formar cubos e coloque-as em uma vasilha. Despeje por cima o creme do liquidificador e misture devagar.
Coloque tudo em uma forma que irá servir ou para desenformar: em forma de pudim com buraco no meio ou de pão.
Leve à geladeira por duas horas, pelo menos. Desenforme e sirva.
Se preferir, coloque em uma travessa e sirva sem desenformar.
Essa receita está disponível em:
Gelatina colorida – TudoGostoso

Bússolas

Este experimento objetiva apresentar de maneira dinâmica as cores primárias e secundárias.
As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. São elas: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

Veja mais sobre as Cores em: Cores. Características das Cores – Brasil Escola

Para explorar mais

Artes:
Pintando com esponja.
Para essa atividade, separe uma esponja e amarre-a ao meio com um pedaço de barbante para que ela fique com formato de uma borboleta. Utilizando as misturas mágicas do experimento realizado, permita que seus pequenos explorem a descoberta, carimbando com diversas cores e misturas.

Língua Portuguesa:
Crie um banco de imagens e palavras. Partindo das variadas cores descobertas nesse experimento, estimule seus pequenos cientistas a pesquisarem em revistas, livros ou na internet imagens de objetos coloridos presentes no seu cotidiano. Recortem e montem uma caixa de imagens. Junto da caixa, coloquem um alfabeto móvel e um tapete ortográfico Montessori.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. Coloquem as mãos na massa!

01

Em uma forma para cupcakes, ou potinhos diversos, pingue uma gota de detergente e uma gota de corante alimentício (ou tinta) em cada espaço.

02

Cubra com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. 

03

Se possível, faça cada espaço de uma cor diferente, será muito legal ver a reação da criança ao descobrir cores variadas. 

04

Coloque a forma dentro de uma bacia maior para aparar o que derramar.

05

Entregue o vinagre em bisnagas ou squeeze para as crianças e deixe que elas derramem sobre o bicarbonato de sódio.

Metodologia Ativa sugerida | Gamificação

Gamificação (ou Gamification) pode ser definido como o uso de elementos ou técnicas de design de jogos em contexto diferentes dos ambientes de jogo. Na verdade, é definir e aplicar os aspectos ‘jogáveis’ de uma situação ou problema, levando as pessoas a usarem as estratégias e técnicas na busca de um objetivo comum.

Explore com seus pequenos os sites de jogos das plataformas do SESC para ampliar o estudo do tema proposto nesta unidade.
Sugestão: Craque do jogo | Disponível em: Craque das Letras – Atividade.Digital

Concluindo sem concluir

Sugere-se que cada educando leve a receita do experimento para realizar a mágica com sua família e registrar o momento em foto. Depois, é claro, pode compartilhar com a turma toda!

Culinária do corpo humano

Aromas e delícias

Sentidos e sensações – 1

Experiências gustativas

Os sentidos e as sensações

Sentidos e sensações – 2