Jogo

5º ano

Gira-gira

Experiência para ser jogada em equipe.

Criando ambiente para autonomia

2 x cabos de vassoura

2 x bolas de futsal

Quadra de esportes ou ao ar livre

1 x cronômetro

Envolvendo

Explore e questione: Por que temos a sensação de continuar girando mesmo depois que paramos de girar?

Bússolas

Por que ficamos tontos quando rodamos?
E por que essa sensação vertiginosa continua mesmo depois de ficarmos parados?
Não importa se estamos rodando em círculos num gira-gira, num carrossel ou em torno do mesmo eixo, o corpo sempre terá a mesma reação.

Pode-se pensar que são os olhos os responsáveis pela tontura, mas na verdade, o processo acontece em nossos ouvidos.
Estude com seus educandos as imagens a seguir para explicar como o processo acontece. E você pode ainda assistir com eles ao vídeo que indicamos aqui, é bem didático e esclarecedor:
https://www.youtube.com/watch?v=OZiGuf4-g0w

Para explorar mais

Matemática:
Explore os mecanismos dos brinquedos que giram. Pesquise com os educandos o que faz o pião girar, por exemplo.

Artes:
Confeccionem juntos um pião de tampa de garrafa PET.

Material necessário:
Tampinhas coloridas de garrafas pet
Palitos de dentes
Ferro de soldar 
Esponja de aço
Cola 
Pincel e tinta
Como fazer:
Aqueçam o ferro de soldar e façam um furinho bem no centro da tampinha. Prestem atenção para não fazer um furo muito grande. E o mais importante de tudo: precisa ficar exatamente no centro, ou seu pião não vai rodar.
Obs.: Se não tiver ferro de solda, pode-se utilizar com uma agulha grossa aquecida.
Pinguem uma gota de cola rápida no furinho e passem o palito de dentes para o outro lado até uns 2 cm. É preciso alinhar bem o palito, para que fique bem retinho. Esperem secar.
Para ficar mais caprichado ainda, pode-se retirar o nome das tampinhas utilizando um pedaço de bombril, decorar com tinta plástica ou marcador permanente.

História:
De maneira lúdica e divertida, explore com seus educandos os brinquedos e brincadeiras de antigamente, apresentando aspectos culturais e históricos enquanto brincam.
Por exemplo:

1. Pular Corda
Fale sobre a história da corda e como ela era utilizada em diferentes culturas. Discuta a evolução dos brinquedos e como as brincadeiras variam ao redor do mundo.

2. Rodar Pião
Aborde a origem do pião e sua importância em várias culturas, como os jogos de infância na Grécia Antiga e no Japão. Ah, e usem o pião confeccionado na brincadeira!

3. Bola de Gude
Realize um torneio de bolinha de gude, ensinando as regras e técnicas do jogo. Explore a história das bolinhas de gude, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Discuta como os jogos de habilidade eram usados como forma de socialização e aprendizado.

4. Brincadeiras de Roda
Ensine brincadeiras de roda, como “Ciranda, cirandinha”, por exemplo, e analise como as brincadeiras coletivas ajudam a formar laços sociais e refletem a cultura de diferentes regiões do Brasil.

5. Esconde-Esconde
Organize uma partida de esconde-esconde no pátio ou no parque. Discuta a história dos jogos de esconde, suas variações em diferentes países e como eles representam as dinâmicas sociais das comunidades.

6. Dança das Cadeiras
Jogue a dança das cadeiras com músicas que foram populares em diferentes décadas e fale sobre como as músicas e danças refletem as mudanças culturais e sociais ao longo do tempo.

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Em duplas, girem em torno do próprio eixo apoiando-se num cabo de vassoura.

02

Quando o cronômetro marcar 1 minuto, cada um deverá sair em direção à bola e chutar para o gol.

03

Ao final vence o grupo que conseguir fazer mais gols.

Metodologia Ativa sugerida | Metodologia baseada em times

Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.

Concluindo sem concluir

Sugere-se que os educandos repitam em casa o experimento com seus familiares, expliquem a eles o fenômeno da tontura e escrevam sobre os resultados da experiência.

Os sentidos e as sensações

Experiências gustativas

Aromas e delícias

Uma cor puxa a outra

Culinária do corpo humano

Sentidos e sensações – 2