A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.
O arco-íris é mais comum quando o sol e a chuva se encontram, por quê? Apresente aos educandos imagens de arco-íris e explore o conhecimento prévio que trazem sobre o tema. Depois vá construindo links com os conceitos propostos para esse experimento.
Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levaram à lei da gravitação universal. A composição da luz branca conduziu à moderna física óptica. Na matemática, ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.
Por meio de um simples experimento, Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Muitos anos antes de Newton, já se tinha a ideia de que a luz branca dava origem a um feixe colorido quando atravessava um prisma de vidro. No entanto, nessa época pensava-se que o aparecimento das cores a partir da luz branca acontecia em razão das impurezas que a mesma recebia quando incidia sobre o prisma de vidro.
Para descobrir por que tal acontecimento ocorria, pegou um prisma totalmente polido e o colocou frente a um orifício que ele mesmo fez na janela do seu quarto. Com esse feito, percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, dispersava-se em feixes coloridos. A esse conjunto de cores chamou spectrum. Newton não era a favor da ideia de que esse colorido surgia devido a impurezas existentes no prisma. Assim sendo, realizou novo experimento no qual deixava apenas uma cor passar através de um segundo prisma. Com isso, verificou que o mesmo não adicionava nada ao feixe de luz que incidia sobre ele. O físico então lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes.
O arco-íris é um fenômeno da natureza que encanta a todos pela sua beleza.
Mas, o que a física nos diz sobre esse fenômeno?
Ciências:
Dispersão de luz – Este fenômeno promove a separação de uma onda luminosa em vários componentes. Relembre com seus educandos a pesquisa realizada anteriormente sobre Luz monocromática e policromática com intuito de conduzi-los à compreensão do que acontece para que um arco-íris apareça.
Outro conceito importante a ser explorado é o índice de refração, para que seus educandos compreendam como o fenômeno do arco-íris acontece tendo em mente os dois conceitos: luz + índice de refração.
Isaac Newton utilizou este conceito para demonstrar que a luz branca é uma luz policromática.
O prisma é um material transparente e homogêneo com duas faces laterais lisas e inclinadas indicando um triângulo.
Quando um raio de luz policromática incide no prisma com certo ângulo, considerando que os diversos comprimentos de onda sofrem refração, os ângulos sairão do prisma distintamente e em direções igualmente distintas, formando o arco-íris.
Observe com seus educandos o mesmo fenômeno ocorrendo com a gota de água.
Artes:
Estude sobre o círculo cromático e sua aplicação na arte:
– Cores análogas ou harmoniosas
– Cores neutras
– Tom ou tonalidade
Classificação segundo as tonalidades e a transmissão de sensações, chamada de “temperatura das cores”. A saber:
– Cores Quentes
– Cores Frias
– Contraste e harmonia
Apresente aos seus educandos alguns artistas que realizaram suas obras a partir do estudo das cores, como Wassily Kandinsky, Josef Albers, Henri Matisse, Mark Rothko, Yayoi Kusama e Anni Albers.
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Encha a assadeira com água. Coloque o espelho inclinado dentro dela.
Faça com que a luz do Sol reflita no espelho no interior da assadeira e atinja um objeto plano, de preferência, de cor clara.
Observe que a luz refletida é um espectro composto pelas cores do arco-íris.
Caso sua proposta encontre um dia chuvoso e sem sol, você pode direcionar a luz da lanterna na parte espelhada do CD.
Para aprofundar o estudo, apresente aos educandos exemplos no dia a dia em que encontramos a presença da luz mono e policromática. Desafie-os a pesquisar e promova uma exposição demonstrativa da pesquisa sobre a luz no nosso cotidiano.
O mapa conceitual propõe uma hierarquia de conceitos, como um diagrama, uma relação de significados. Esses mapas são diferentes dos mapas mentais, que não fazem relação de conceitos.
O método foi desenvolvido por Joseph Novak em 1972, na Universidade de Cornell, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Novak definiu-o como uma representação gráfica de um conjunto de conceitos em duas dimensões, de modo que as relações entre ambos fossem evidenciadas. Consiste, portanto, no uso de recursos gráficos com a finalidade de organizar e representar o conhecimento por meio de conceitos.
O índice de refração resulta da razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade de propagação da luz em algum meio óptico homogêneo e transparente.
IR= VL+ VPL