Mágica

8º e 9º ano

Ao infinito

A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.

Criando ambiente para autonomia

Garrafa PET 2 litros

Linha de pesca

Água

Tesoura

Rolha

Régua

Bomba de ar (com agulha de encher bola)

Fita adesiva

Folha de cartolina

Compasso

Envolvendo

Questione: Quanto custa uma viagem ao espaço?
Com o avanço da tecnologia, empresas privadas já oferecem viagens espaciais a turistas comuns; os preços, porém, chegam a mais de R$ 2 milhões.
Dá uma olhada nessa matéria do Jornal da USP:
Turismo espacial, uma nova fronteira a ser explorada – Jornal da USP

Bússolas

Neste experimento é importante considerar que na medida que o foguete perde ‘combustível’ fica mais leve, o que ocorre também com os foguetes de verdade. O que significa que ao chegar ao seu destino, o foguete não terá combustível para retornar. Felizmente ele não precisa de combustível, seu retorno acontece somente com a própria gravidade.
A água sairá com muita força em nosso experimento, mas por que isso acontece?
Isso acontece porque enchemos um terço da garrafa com água, porém o restante da garrafa não está vazio, está cheio de ar. Quando bombardeamos ar para dentro da garrafa, colocamos mais moléculas de gás no mesmo espaço. Quanto mais gás, maior a pressão.

Para explorar mais

Matemática:
Pesquise com seus educandos quanto custa realizar uma viagem ao espaço.

Segue sugestão para iniciar o estudo:
Partiu espaço? Quanto custa uma viagem privada para a órbita da Terra | CNN Brasil.

Geografia:
Estimule seus educandos a pesquisarem sobre o impacto do lixo espacial.
Segundo o pesquisador da Aerospace, Bill Ailor:
“É muito fácil colocar algo em órbita, mas é dificílimo tirar esse objeto de lá.”

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. É hora de colocar as mãos na massa!

01

Corte quatro retângulos (5x20cm).

02

Recorte os retângulos, formando quatro aletas de partes idênticas.

03

Faça três cortes espaçados em uma das laterais de cada aleta e dobre duas das abas formadas.

04

Prenda as aletas perto da boca da garrafa, na vertical. Para isso, use fita adesiva em duas abas de cada uma. Distribua as aletas ao redor da garrafa.

05

Com o compasso, faça um círculo de cerca de 10 cm de raio na cartolina. Em seguida, recorte o círculo.

06

Marque com um lápis e corte uma linha da beirada do círculo até o centro.

07

Enrole o círculo cortado fazendo um cone. A base do cone precisa ser quase da mesma largura que a do fundo da garrafa. Prenda o cone com fita adesiva. Por fim, fixe-o na garrafa com a fita.

08

Prenda dois pedaços de canudo na garrafa com fita adesiva. Um deles deve ficar próximo do cone e o outro mais próximo da boca da garrafa.

09

Passe a linha de pesca pelos dois canudos. Prenda a ponta da linha em um lugar alto, como uma árvore. Estique a linha e prenda a outra ponta próximo ao chão.

10

Coloque água na garrafa até cerca de um terço da capacidade.

11

Atravesse a rolha com a agulha de encher bola. Em seguida, tampe a garrafa com a mesma rolha.

12

Prenda a outra ponta da linha e prepare-se para decolagem. A garrafa precisa estar ligeiramente inclinada, de modo que a boca esteja cheia de água.  Bombeie ar na garrafa até a rolha se soltar.

Metodologia Ativa sugerida | Estações de aprendizagem

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.

Concluindo sem concluir

Organizar um show de talentos apresentando as multifaces da cultura experienciada nessa unidade. Enriqueça este momento com a pesquisa de outros artistas e outras tantas manifestações da arte como instrumento de resistência.

Um prisma de luz

Camiseta estampada

Estrela mágica

A estação das flores

Tinta secreta

Por aí vai