A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.
Proponha pesquisar sobre danças urbanas:
Danças Urbanas (dancasurbanas.com.br)
Neste experimento é possível compreender que as nuvens na Terra se formam quando o ar quente aumenta e sua pressão é reduzida. O ar se expande e esfria, e as nuvens se formam à medida que a temperatura cai abaixo do ponto de orvalho. As partículas invisíveis no ar, na forma de poluição, fumaça, poeira ou até pequenas partículas de sujeira, tornam-se um núcleo no qual as moléculas de água podem se ligar e passar de invisível a visível como uma nuvem.
Matemática:
Sugere-se o estudo de operações com frações e tipos de frações, a partir da medida utilizada no experimento.
Educação ambiental:
Pesquise com seus educandos sobre as chuvas ácidas e as urgências climáticas que estão aumentando de maneira intensa, além de muitas outras questões sociais de nossos dias, utilizando a música: “Passarinhos”, de Emicida e Vanessa da Mata:
Emicida – Passarinhos ft. Vanessa Da Mata.
Português:
Estude a linguagem presente na letra do músico Emicida e na poesia de Sérgio Vaz. O intuito é explorar as gírias, vícios de linguagem, abreviações e variações linguísticas.
Artes:
Sugere-se o estudo da arte dos grafiteiros como meio de crítica social.
Você já ouviu falar de Banksy? Pesquise e explore o tema com os alunos!
Geografia:
Estudo das diversidades culturais retratadas pelas músicas e pelos elementos da cultura regional. Se possível, promova visitas a projetos sociais da região.
História:
Proponha trabalhar com a influência dos movimentos das danças urbanas como convite a pensar os contextos sociais. Sugere-se a leitura do artigo: Danças urbanas: uma história a ser narrada, de autoria de Rose Mary Marques Papolo Colombero.
Acesse em: Danças Urbanas: uma história a ser narrada.
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
Coloque água até cerca de um quarto da altura da garrafa. Pingue algumas gotas de corante alimentício e misture bem.
Certifique-se de que a rolha se encaixa bem na boca da garrafa. Insira a agulha da bomba através da rolha. Encaixe-a na boca da garrafa para testar.
Abra a garrafa, acenda um fósforo e deixe-o queimar na boca da garrafa por alguns segundos.
Deixe-o cair dentro da garrafa, na água. Note que uma pequena quantidade de fumaça se forma dentro dela.
Encaixe a rolha de novo e bombeie ar para dentro da garrafa. Continue bombeando até que as paredes estejam bem rígidas.
Solte a rolha da boca da garrafa rapidamente e observe a formação da nuvem.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Organizar um show de talentos apresentando as multifaces da cultura experienciada nessa unidade. Enriqueça este momento com a pesquisa de outros artistas e outras tantas manifestações da arte como instrumento de resistência.